
O Município de Ipameri, desde 2017, possui uma Área de Proteção Ambiental, caracterizada como uma Unidade de Conservação, criada via Decreto Municipal e cadastrada no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). Com uma área de aproximadamente 40 (quarenta) hectares de floresta, a Unidade é classificada como um Refúgio de Vida Silvestre, nomeada como RVS Mata da Brígida, responsável pela preservação e conservação da Biodiversidade.
Anualmente, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás – UEG, Campus Ipameri, é realizado o levantamento de mamíferos presentes na área, com objetivo de avaliar a preservação da fauna local e a presença de animais ameaçados. Outros estudos, como: o levantamento de flora, avifauna e ictiofauna, também, estão e serão realizados na área, como parte do cronograma de um plano de manejo a ser elaborado.
A Prefeitura de Ipameri, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos– SEMMA, é responsável pela gestão dessa área, com o monitoramento e fiscalização realizados pela equipe técnica e apoio de órgãos parceiros, é possível proteger a área contra: incêndios florestais, caçadores, desmatamento ilegal e demais ocorrências que configuram ameaça a conservação desse ambiente.
No dia 25 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente, realizou mais uma vistoria no local, onde foi possível, verificar, a necessidade de ampliação e manutenção do aceiro existente, com objetivo de prevenir queimadas, e proteger o meio ambiente. A equipe envolvida nessa fiscalização, foi composta, pela Sra. Eng. Florestal Denise Alves (Gestora da Unidade) e o Sr. Consultor Técnico em Operação de Drone Igor César.
Para mais informações sobre a Unidade de Conservação Municipal, Refúgio de Vida Silvestre Mata da Brígida, entre em contato com a Secretariado Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Ipameri –SEMMA, pelo telefone (64) 984394182 e e-mail: [email protected]