
A principal forma de proteger crianças e adolescentes contra a violência sexual é LER os sinais que a vítima emite quando está sendo abusada – visto que a tendência dela é se calar, – e DENUNCIAR. A campanha que ocorre durante todo este mês, “Faça Bonito”, foi criada para informar e conscientizar a população sobre a necessidade dessa proteção do público infantojuvenil. 18 de Maio, é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Desde 2020, com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid, a campanha perdeu muito em mobilização, na divulgação corpo a corpo nas ruas, em palestras e bate-papos nas escolas e unidades de saúde.
Para minimizar os danos, a Secretaria de Promoção Social de Ipameri, o Creas e o Conselho Tutelar estão focados em divulgar a campanha por meio das rádios, mídias digitais, redes sociais, e hoje, em celebração do dia “D” do “Maio Laranja” promoveu uma carreta que percorreu as ruas do município.
Segundo a secretária de Promoção Social, Eliana Pimenta Pacheco, o objetivo é “estimular a população a denunciar casos sabidos de abuso e exploração sexual e, assim, proteger as vítimas”, destaca.
Canais de denúncia
Quem tem conhecimento de situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes precisa denunciar, para proteger as vítimas. As denúncias podem ser anônimas.
São vários os canais de denúncia à disposição da população:
• Disque 100: é o número de telefone do Governo Federal para defesa dos direitos humanos;
• Conselho Tutelar de Ipameri: protege os direitos de crianças e adolescentes (3491-6025), (64-984027682);
• CREAS Ipameri: presta acolhimento socioassistencial às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados (3491-1723).
• Polícia Militar (190) e Polícia Civil (191).