
A Prefeitura de Ipameri, em parceria com a Associação Habitacional Brasileira de Moradia (AHABM), assinou nesta quinta-feira (29), convênio para início imediato do Programa de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social e Específico em Ipameri. A parceria foi fechada na última sexta-feira (23), em reunião do prefeito Jânio Pacheco e o presidente da Associação, Jhonatan Guimarães.
Equipes da Associação já iniciarão o levantamento de dados nós próximos dias. O objetivo é regularizar 100% dos imóveis de Ipameri e nos distritos de Cavalheiro e Domiciano Ribeiro, entregando a escritura pronta na mão de cada munícipe. O vereador Alisson Rosa foi o intermediador da proposta.
Esse formato de Regularização Fundiária é um processo de abordagem multidisciplinar e coletiva que envolve todo o município. Por ser um processo em conjunto requer adesão do maior número de interessados para o sucesso do procedimento. As diretrizes do projeto já estão sendo definidas pelo município em conjunto com a AHABM e serão repassadas em breve à população, através dos canais oficiais da Prefeitura.
Segundo o prefeito Jânio Pacheco, o convênio vai facilitar a regularização dos imóveis em Ipameri, mas que cabe aos moradores terem o interesse. “A regularização traz dignidade aos moradores que recebem a escritura e podem buscar financiamentos para melhorar seus lares e ainda valoriza os imóveis. Agora o Associação e os moradores interessados vão alinhar as ações e buscar esse direito”, destacou Jânio Pacheco.
“Ao promover a regularização fundiária, o município dá eficácia ao direito de moradia digna, convertendo locais de moradia irregular em endereços formais, dotado de serviços essenciais. Isso é o que buscamos para Ipameri e com a compreensão e apoio do prefeito Jânio, agora vamos fazer” destacou o vereador Alisson Rosa.