
A Prefeitura de Ipameri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), está definindo novas estratégias para frear o crescimento de casos e combater a pandemia no município. Na manhã desta sexta-feira (19), o grupo esteve reunido com o prefeito Jânio Pacheco para avaliar a evolução da doença e definir novas ações.
Nesta semana o município de Ipameri, pertencente a região da Estrada de Ferro, foi enquadrado como situação de calamidade, onde conforme Nota Técnica da SES/GO, prevê o fechamento de todas atividades, com excessão das essenciais. Diante do cenário a reunião tem o objetivo de debater a situação local, antes da reunião do Coes, que é quem define as medidas a serem tomadas através de Notas Municipais e que embasam os decretos.
Conforme o último boletim epidemiológico, até agora já foram confirmados 30 óbitos no município, sendo 1.084 casos positivos para Covid-19. Deste total, 298 estão com o vírus ativo. A cidade tem 710 pessoas em isolamento e 13 pessoas estão em tratamento hospitalar. Desta forma, na medida em que se observa o aumento dos casos, a Prefeitura reavalia as ações e define novos protocolos de enfrentamento da pandemia.
Na reunião o prefeito Jânio Pacheco defendeu a liberação de mais vacinas para Ipameri, visto a situação definida pelo própria Secretaria Estadual de Saúde como de calamidade pública no município e na região. “Vamos cobrar do governo a destinação de mais vacinas, à exemplo de Manaus que recebeu mais doses, acredito e defendo que as regiões em situação de calamidade devam ser priorizadas nesse momento. Vou pedir por Ipameri, mas defendo isso para toda a região”, disse o prefeito.
Segundo o secretário de Saúde, Érico Rocha, todas as decisões no município são técnicas e tomadas após estudos semanais. “A definição de novas estratégias de combate à pandemia é feita de acordo com a evolução dos casos e das diferentes ocorrências que vão sendo constatadas pelas equipes técnicas a cada semana. Toda a estrutura da Prefeitura segue mobilizada neste trabalho para alcançar o objetivo principal, que é cuidar e proteger a saúde dos ipamerinos”, assinalou o secretário.