Pelo menos 41 cidades vão fechar tudo

CORONAVÍRUS • Ao menos 41 municípios goianos que estão dentro das regiões consideradas em situação de calamidade pelo governo estadual por causa da epidemia de Covid-19 declararam que vão seguir as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e decretar o fechamento de todos os estabelecimentos e serviços que não são considerados essenciais, como farmácias, supermercados e postos de combustíveis. Estas cidades abrangem 418 mil pessoas. Ao todo, 89 municípios estão nas seis áreas consideradas mais graves principalmente pela demanda de pacientes por leitos de UTI.

A reportagem conseguiu contato com 77 municípios em situação de calamidade. Destes, apenas seis disseram que não vão seguir o que consta na nota técnica 01/2021 da SES-GO, publicada na noite de terça-feira e explicada em uma reunião virtual com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), do titular da pasta, Ismael Alexandrino, do procurador-geral de Justiça Aylton Vechi, chefe do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), e os prefeitos. Outros 27 informaram que só devem bater o martelo nesta sexta-feira (19) ou no mais tardar até segunda (22).

A estratégia do governo desta vez é deixar que a nota técnica sirva de parâmetro para os promotores atuarem contra os prefeitos que não seguirem as medidas mais rigorosas em caso de avanço desenfreado do coronavírus. Vechi diz que o MP-GO vai “atuar decisivamente, com a responsabilização criminal, com base na Lei de Improbidade Administrativa, com base nas multas administrativas, daqueles que não cumprirem as normas e a legislação para conter o avanço” da Covid-19.

Fonte: O POPULAR

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18639