
Medidas tem início nesta quinta-feira, 18, e vem em seguida das recomendações da nota técnica da SES-GO, já que o município está em estado de calamidadepor conta da Covid-19.
Comércio fechado | Foto: Reprodução
Por conta do aumento de casos de Covid-19, a prefeitura de Itapaci decretou lockdown de 15 dias. Com isso, todo comércio não essencial deve ser fechado no município. Segundo mapa divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a cidade está classificada no estado de calamidade, na região de São Patrício I.
As medidas tem início nesta quinta-feira, 18, e vem em seguida das recomendações da nota técnica da SES-GO, onde cabe as prefeituras avaliarem em que fase está a evolução da pandemia nas cidades. O comércio de bebidas alcoólicas, fica suspenso durante a validade do decreto. As distribuidoras estão proibidas de atender clientes até na modalidade delivery.
Entre os estabelecimentos que podem funcionar estão os médicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmácias, distribuidoras e revendedoras de gás, postos de combustíveis, padarias, supermercados, mercearias, casa de carnes e frutarias. Alguns deverão obedecer regras sanitárias e de funcionamento.
A prefeitura estipula multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará sanitário como punição para o comércio que descumprir o decreto.
Regras
Padarias, supermercados e mercearias devem obedecer os horários de fechamento em dias da semana:
– De segunda a sexta-feira fecha às 17h;
– Aos sábados fecha às 12h;
– Aos domingos devem fechar, exceto padarias que podem funcionar até 12h.
Já os supermercados devem controlar a entrada e saída de clientes
– Com até 100 m² deverá ter no máximo 3 pessoas;
– Com até 200 m² deverá ter no máximo 4 pessoas;
– Com até 300 m² deverá ter no máximo 5 pessoas;
– Com até 400 m² deverá ter no máximo 6 pessoas;
– Acima de 500 m² deverá ter no máximo 10 pessoas.
Os restaurantes, jantinhas, pizzarias, pitdog, pastelaria, pamonharia, lanchonetes e sorveterias devem suspender as atividades presenciais, mas fica permitido o atendimento por delivery até às 22h, sendo proibida a venda de bebida alcoólica.
As escolas públicas e privadas podem realizar o ensino somente por aulas online e os estabelecimentos devem ficar fechados. Os hotéis devem funcionar com a capacidade de 50% de hóspedes e servir refeições mediante agendamento ou nos quartos.
Os serviços de consultas eletivas de saúde foram suspensas, com exceção de ultrassom em gestantes e serviços de emergência e urgência. A regra vale também para as atividades da área odontológica, na rede pública e privada. Já as agências bancárias devem colocar um funcionário na entrada com álcool gel ou líquido de 70% e realizar limpeza nos caixas eletrônicos pelo menos duas vezes ao dia.
Fonte Jornal Opção
Opinião do blog do Alan Ribeiro Itapaci é a primeira cidade de Goiás a adotar medidas restritivas com oobjetivo de conter a evolução dos casos de Coronavírus.