
A humanidade necessita de informações para viver em uma sociedade.
O atendimento dessa demanda mundial só foi possível a partir da criação da imprensa.
A atividade em tela para atender o seu fim, abriu várias oportunidades de trabalho, dentre elas a do repórter, que nesse contexto exerce tarefas importantes para que a informação de qualidade chegue ao cidadão.
O repórter é o profissional que está na linha de frente, vai ao encontro da notícia quando ela ocorre.
O profissional em questão exerce suas atividades basicamente nas ruas, cobrindo todos os fatos que ocorrem no dia a dia, de uma cidade ou mesmo em uma entidade.
O repórter atua na redação de textos: corporativos ou publicitários.
O cabe definir pautas, acompanhar as produções, e as vezes também apresenta-la na bancada de uma rádio, TV e de plataformas digitais. A profissão repórter, é muito importante para que o cidadão, se mantenha informado do que ocorre na sua cidade, Estado e no país.
A sua formação lhe da condição de ter desenvoltura para falar em público, seja cobrindo um evento: político, esportivo, cultural, educacional ou mesmo em quadros de instabilidade que nem sempre lhes dão a segurança necessária para atuar tais como: guerras, conflitos de toda ordem, manifestações e outras.
Portanto meus amigos nada mais justo, que nesse dia 16 de fevereiro, comemorar o dia desses valorosos profissionais.
Nesse sentido deixo aqui meu reconhecimento e respeito a profissão e parabenizo, a todos, que a exercem l na esfera global.
Júlio Paschoal
Economista e Professor da UEG