Em 17 de janeiro de 2021 tivemos duas vacinas aprovadas pela ANVISA para uso no Brasil

Todos elas têm uma coisa em comum: possuem antígenos que estimulam uma resposta imunológica primária para que o corpo possa desenvolver células B e T de memória (anticorpos) contra o vírus SARS-CoV-2.

O desenvolvimento de memória imunológica por vacinas é o que protegerá a pessoa contra a infecção subsequente por COVID-19.

💉Vamos conhecer um pouco cada vacina para o COVID-19 aprovada no nosso país?

• Sinovac e Butantan (Inativadas): o vírus inativado é associado ao adjuvante alúmen (sal de alumínio) que estimulam o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos que neutralizam o vírus. Tem eficácia de 50,39%, ou seja, 50% das pessoas não adquirem a doença e destas que adquiriram 100% não farão a forma grave da doença. Esse tipo de vacina é a mesma

• Oxford e Astrazenica (Vetor viral não replicante): um microrganismo (adenovírus) é modificado geneticamente em laboratório para que não possa se replicar em células humanas, mas ainda assim consiga levar a elas segmento do RNA do vírus SARS-Cov-2 (nesse caso) para a produção de um antígeno. Tem eficácia de 70% e proteção de 100% para as formas graves.

😊 A chegada da vacina neste momento não mudou as nossas medidas de distanciamento, porém traz uma esperança. A imunização permite que o mundo finalmente comece a se recuperar dessa pandemia !!

E você, vai se vacinar?

 

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18649