Saiba como denunciar ‘fura-filas’ da vacinação contra a covid-19

Goiânia – O Ministério Público de Goiás (MP-GO) divulgou, nesta sexta-feira (22/1), vários canais que recebem denúncias envolvendo irregularidades na vacinação contra a covid-19. O objetivo é evitar que pessoas furem a fila, garantindo segurança ao grupo prioritário que precisa ser imunizado neste primeiro momento.
Na primeira fase, que começou na segunda-feira (18/1) em Goiás, devem receber as doses do imunizante os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia; indígenas que vivem em aldeias; idosos que moram em asilos, instituições psiquiátricas ou similares; e ainda pessoas com deficiência que vivem em instituições.
Em caso de irregularidades, as denúncias podem ser registradas diretamente no MP-GO, por meio do MP Cidadão, ou pelo número de telefone “127”. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) também disponibiliza canais de atendimento: 0800 643 3700; e-mail [email protected]OuvidorSUS; ou presencialmente, no endereço Avenida República do Líbano, nº 1875, Setor Oeste, Goiânia.
Outras formas de denunciar são via Ministério da Saúde, por meio do número “136” ou atendimento on-line Formulário SUS; Controladoria-Geral do Estado, clicando aqui; e ainda via Polícia Civil de Goiás, por meio de suas delegacias.
Segundo o Ministério Público, caso a fila da vacinação seja furada por servidores públicos, eles “poderão ser responsabilizados pela prática de crime, improbidade administrativa e infração sanitária”. Da mesma forma, poderão ser responsabilizados os particulares que cometam a irregularidade.
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18649