
Completamos 9 anos e os resultados nos encorajam a escrever uma história cada vez mais próspera, desde o nosso primeiro site que foi o trem do Brasil passando pelos blogs de Ipameri, de Goiás e do Brasil até se consolidar no atual Blog do Alan Ribeiro, que editava todos os sites e que com o crescimento do número de jornalistas a seguirem pelo caminho dos blogs, assumiu em definitivo o papel de blogueiro.
No próximo dia 26 de setembro, o Blog do Alan Ribeiro completa 9 anos no ar. Foram muitos desafios e conquistas, com uma audiência que nos coloca em um lugar de destaque e nos credencia a seguir firme em nosso trabalho, afinal “O melhor remédio é o conhecimento!” E informação gera conhecimento.
Quando se inicia um projeto há sonhos, projeções e expectativas. Nunca certezas. Por mais cercado que seja o planejamento do novo negócio.
Para esses casos, “só o tempo dirá” é, ordinariamente, apropriado.
E, quando olhamos para trás, há tanto o que se comemorar. Não apenas as vitórias, mas a oportunidade sistemática de aprendizado e a perspectiva de futuro.
Falar de jornalismo e não contar uma novidade é gafe. Mas peço licença para cometer uma: vivemos tempos difíceis. Sobreviver nesta nossa profissão nunca foi tão penoso.
Em um país de extremos, que flerta com ímpetos antidemocráticos, a condição para veículos de jornalismo é uniformemente preocupante. Dos centenários aos que se lançaram na era digital, cumprimos diariamente a gincana para nos fazermos viáveis sem que as pessoas estejam dispostas a pagar por conteúdo. E isso não tem nada a ver com interesse pela informação. Esse gráfico sempre apontou para cima.
A grande questão é justamente esta: como existir, persistir e prosperar neste ambiente pantanoso? Não há uma fórmula. Testamos caminhos e possibilidades. Mas no caso que há 3.285 dias depois de termos iniciado nossa história, os números, em seus mais abrangentes aspectos, nos encorajam fortemente a seguir adiante.
Se, por um lado, a internet nos permite a chance do imediatismo, por outro, não nos impõe nenhuma dificuldade para a publicação de conteúdo com densidade. Trata-se de uma escolha. E nós optamos por transitar nesses dois universos. A prática da reportagem nos trouxe reconhecimento. Desde a nossa fundação, vencemos prêmios de jornalismo, e sempre tivemos o reconhecimento do público e das autoridades.
Os bons resultados sempre andaram emparelhados com os desafios. Foram muitos. Recentemente, a pandemia sublinhou dificuldades, mas também abriu novas rotas. E é na esteira das potencialidades que comemoraremos nosso nono aniversário. Que venham os próximos anos, cheios de dias de luta e dias de glória, para a gente escrever.