
Consumidores poderão aproveitar a Semana Brasil para comprarem produtos com preços mais atraentes a partir da próxima quinta-feira. Só no DF serão mais de duas mil empresas do varejo participantes da promoção
Nesta quinta-feira (3/9), começa uma nova edição da Semana Brasil, campanha nacional em que redes varejistas oferecem descontos de até 40% em produtos e serviços. A ação, criada pelo governo federal para estimular a economia, deve ter um impacto positivo no comércio. Em comparação com o ano passado, o setor viu os lucros caírem cerca de 22% nos meses após o início da crise sanitária no Brasil, mesmo após a reabertura do comércio. Por isso, a categoria está otimista com a possibilidade de reaquecer as vendas e deve apostar tanto em promoções on-line quanto nas lojas físicas. Os clientes, por sua vez, estão dispostos a aproveitar os preços mais baixos da campanha.
Esta nova edição da Semana Brasil acontecerá entre 3 e 13 de setembro, como uma prévia da Black Friday, que será promovida em 27 de novembro.
Retomada de ritmo
O período da Semana Brasil pode ajudar o setor de comércios a retomar o ritmo de vendas. Mesmo depois da reabertura, os clientes ainda estão com receio de gastarem com coisas consideradas não-essenciais. As lojas estão seguindo os protocolos de segurança e continuarão seguindo durante este período em que esperam maior movimentação. O fato de ser uma data em que é esperado mais movimento não altera a postura em relação ao coronavírus, é preciso continuar com a prevenção . Além disso, a campanha pode ser um aquecimento para datas futuras. Nos próximos meses, teremos o Dia das Crianças e o próprio Natal como datas fortes para o comércio.
Vendas on-line
Em 2019, segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, as vendas on-line durante a Semana Brasil cresceram 41% e atingiram um faturamento de R$ 1,86 bilhão, em comparação com o mesmo período de 2018. Neste ano, a expectativa é que as vendas pela internet cresçam ainda mais.