
O presidente da Câmara de Vereadores de Catalão, Helson Barbosa “Caçula” (MDB), foi o responsável pelo voto de minerva em votação ao Projeto de Lei que retira a cobrança da taxa básica de água e esgoto em Catalão, executada pela Superintendência de Água e Esgoto de Catalão – SAE.
Em PL apresentado pelo vereador Sousa Filho (MDB), o presidente desempatou a votação, que contabilizou 7 a 7 no Plenário, cabendo ao presidente da Casa decidir. O Projeto foi alvo de debate envolvendo a legalidade da proposta, sendo ela de prerrogativa do prefeito ou dos parlamentares. Caçula votou pelo desempate por ser presidente.
O Projeto em suma retira a cobrança obrigatória da taxa básica de consumo de água e esgoto, instituída pelo ex-prefeito Jardel Sebba (PSDB), hoje no valor aproximado de R$ 6,76 reais.
Favoráveis à proposta
Votaram à favor da retirada os vereadores Sousa Filho (MDB), Cláudio Lima (MDB), Paulinho (MDB), Marcelo Mendonça (PSB), Rosângela Santana (PSDB), Rodrigo Carvelo (Podemos) e Luiz Pamonheiro (Podemos).
Contra à proposta
Votaram contra a retirada os vereadores Deusmar Barbosa (DEM), Jair Humberto (Pros), Silvinha (Pros), Vandeval Florisvelo (Podemos), Leonardo Bueno (Podemos), Pedrinho (Podemos) e Gilmar Antônio (Podemos).
Com a aprovação, cabe agora a sanção do prefeito Adib Elias (Podemos) que pode vetar o PL ou sancionar, tornando-o Lei. Caso haja veto o PL retorna à Câmara para derrubada do veto ou sanção pelo presidente da Câmara.