
Ferramenta está disponível para 78 cidades do estado com maior percentual de contaminação e cidades turísticas.
App que ajudará na testagem de pessoas começa a funcionar em Goiás (Foto: Comigo)
Está disponível para download um aplicativo de telefone celular que ajuda a rastrear pessoas que podem estar contaminadas com o coronavírus em Goiás. O aplicativo oferece um questionário com sintomas que podem estar relacionados à Covid-19 e outro com comorbidades que podem agravar a doença – como diabetes, problemas cardíacos, pulmonares e renais. Se os algoritmos chegarem à conclusão de que trata-se de um potencial paciente com coronavírus, o paciente é encaminhado para teste imediatamente.
O nome do aplicativo é ‘Dados do Bem’ e ele está disponível para download gratuito na Apple Store e Google Play a partir desta segunda-feira (20). Por enquanto, o ‘Dados do Bem’ vai funcionar em 78 municípios goianos selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde. São os municípios que têm o maior percentual de contaminação e os que têm pontos turísticos.
As cidades escolhidas receberão do governo equipamentos para testagem em massa. Os testes são RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnosticar a doença. A ação da Secretaria de Saúde conta com o suporte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Butantan (de São Paulo) e do Programa Todos Pela Saúde, do Banco Itaú).
Caso teste positivo para o novo coronavírus, a pessoa deverá informar o nome de pessoas e familiares que teve contato no dia a dia. Elas também receberão uma mensagem de texto no celular para que também realizem o teste.
Ainda que a pessoa não esteja infectada, recomenda-se que ela deixe o app instalado para acompanhar as estatísticas da região. Um outro benefício é que a ferramenta não utiliza os dados móveis.
De acordo com o boletim mais atualizado da Secretaria de Saúde, divulgado na tarde de domingo, Goiás tem 40.765 casos e 1.092 mortes por Covid-19. O coronavírus alcançou 230 dos 246 municípios do Estado. Todos os outros 16 têm casos suspeitos. Além disso, são 12.523 pessoas recuperadas da doença e mais de 100 mil casos sob investigação.