
Tiago 1.2-5 afirma: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”
Quando os problemas chegam, sua primeira atitude talvez seja orar pedindo a Deus que os tire rapidamente de você. Naturalmente você não quer dor, você quer calma e conforto.
Segundo Tiago, há propósitos nas provações. Deus por sua graça e sabedoria permite provações em sua vida para testar e trazer saúde a sua fé. Tiago ensina que quando as provações vierem é preciso se alegrar. Não é uma alegria masoquista ou fútil, antes a alegria é porque as provações trazem frutos espirituais, sendo o principal, a perseverança. Perseverança é a capacidade de permanecer firme diante de lutas e dores. Essa resistência produz uma fé íntegra e completa.
É certo que pela falta de entendimento dos propósitos espirituais das provações, você pode “surtar”, entristecer ou desanimar. Tiago então orienta que, quando as provações chegarem, é importante que você ore por sabedoria para que Deus revele seu propósito e lhe capacite a lidar momento a momento diante das provações.
Assim, não despreze, não se chateie, não se irrite com Deus por causa das provações em sua vida. Deus está trabalhando em você enquanto se mantém ao seu lado, sustentando-lhe.
Diante das provações mantenha-se firme e foque no propósito de Deus. O certo é que você nunca será a mesma pessoa quando as provações chegarem e elas forem embora.