
Boa parte da sociedade vive em sua própria força, capacidade e habilidade. Orgulhosamente ela não se achega a Deus, não lhe pede por orientação, sabedoria, força e discernimento. Na verdade, ela nem leva isso em conta e acha que depender de Deus é um sinal de fraqueza ou de fanatismo religioso.
Em 1 Pedro 5.5, o apóstolo afirma o seguinte: “…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes“. Pedro explica claramente que a ação de Deus está disponível apenas aos humildes. Quem são os humildes? São aqueles que reconhecem suas fraquezas e debilidades e se achegam a Deus.
Devemos reconhecer e confessar nosso orgulho e humildemente voltarmos para Deus. Devemos buscar por Sua ação e focar nEle como nossa única esperança; esse é o nosso dever. Provérbios 11.2 afirma: “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria”.
Todos aqueles que andam orgulhosamente serão envergonhados, mas os que andam humildemente com Deus encontrarão nEle as soluções para a vida.
Enquanto houver uma fagulha de segurança, esperança, capacidade, força e habilidade próprias em você, Deus nunca agirá. Ele exige exclusividade. Ele ama aos humildes e age por eles.
Por isso, reconheça sua limitação. Entenda que seu orgulho pode destruir sua família, relacionamentos, negócios e tantas outras coisas em sua vida.
Submeta-se completamente a Deus! Confesse o orgulho. Caminhe humildemente para com Ele.