
Caroline Santana, especial para a Revista Campo
Ciente do potencial medicinal de folhas, cascas, flores e raízes, o Senar Goiás disponibiliza aos produtores e interessados um treinamento específico de cultivo orgânico de plantas medicinais. O curso, que completa 10 anos em 2020, aborda uma variedade de plantas e seus benefícios, incluindo alho, assa-peixe, copaíba, manjericão, erva de Santa Maria, anis, carqueja, dentre outras.
De acordo com a coordenadora técnica do Senar Goiás, Samantha Andrade, o curso tem por objetivo abordar técnicas de cultivo dessas plantas, observando os efeitos medicinais de acordo com os tipos e usos já conhecidos. “O resultado final é a construção de um horto com plantas da região ou de maior presença e facilidade no local,” explica. Para ela, o treinamento intensifica a naturalização de produtos nas manipulações medicinais cujas aplicabilidades podem se dar desde inseticidas e repelentes, até calmantes, cicatrizantes, vermífugos e anti-inflamatórios.
A coordenadora explica que é um treinamento que possui formação continuada através de outro curso, o de identificação e processamento de plantas medicinais. “Inclusive é entregue apostila com sugestões de receitas de compostos com propriedades medicinais para uso humano e, até mesmo, para animais de produção,” ressalta. Com 16 vagas, o curso tem carga horária de 24 horas e podem participar produtores e trabalhadores direta ou indiretamente relacionados ao meio rural.
Para inscrições e informações, acesse: