
Alguns profissionais da comunicação já estão vivendo uma nova rotina dentro de casa ou o famoso, home office. O modelo de trabalho não é do futuro e já está presente na vida de muitos profissionais que exercem suas profissões como freelancers, ou seja, aquele (a) que é autônomo (a), atende empresas ou pessoas por um período estipulado pelas partes, geralmente por demanda.
Mas o modelo enfrenta desafios, não somente de isolamento social por conta do novo coronavírus (Covid-19). Para trabalhar em casa ou fora dela é necessário primeiramente ter disciplina, se planejar, manter os horários, focar na concentração e tentar manter a produtividade. Nada de se jogar na cama (somente no intervalo do almoço) ou na zona de conforto.
Quem mora contigo precisa compreender sobre a nova proposta respeitando seu tempo, atividades e mantendo o ambiente o mais silencioso possível. Claro que não é possível controlar as pessoas ou situações adversas (no meu caso enfrento uma obra do vizinho com imenso barulho), o que pode causar estresse e irritação de dias normais no trabalho em ambiente fixo.
Além do barulho, interrupção, quem trabalha home office pode enfrentar possíveis dificuldades tecnológicas como o acesso à internet na residência ou canais de comunicação para as reuniões de planejamento e alinhamento de tarefas. Mesmo com uma imagem de (escritório x home office) sendo divulgada como humor e mostrando as diferenciações dos ambientes é preciso que saiba vestir uma roupa adequada para o trabalho, e não, pijama. Lembre-se que não é domingo. Seu cérebro manterá a atenção e isso evita apatia, preguiça e mantém o desempenho no trabalho.
É importante o cuidado em se exercitar antes de se iniciar as atividades, mesmo que seja uma ginástica laboral, alguns minutos para levantar-se da cadeira, fazer um lanche para retomar as atividades. Sempre lembrando dos cuidados de prevenção ao coronavírus. A sua qualidade de vida e do trabalho só dependem de você independente de onde esteja exercendo-o.
Caroline Santana – Jornalista