Estamos a serviço da informação

Através deste site na rede mundial de computadores já no ano nove (9) e de nossas redes sociais, desejamos colaborar para a multiplicação de informações relevantes e importantes sobre o coronavírus. A desinformação pode acelerar a propagação de novas epidemias e, por isso, é preciso sempre desconfiar. Procure fontes confiáveis, como sites de notícias com histórico de existência, portais oficiais do ministério da saúde e das secretarias de saúde dos estados e das cidades. Fique atenta(o)!

O Coronavírus é uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves. Os primeiros casos foram confirmados no dia 31 de dezembro na cidade de Wuhan, província de Hubei na China.
• Os sintomas são: Febre, dor de garganta, coriza e mal estar.
• O corona se assemelha a outras doenças (gripe aviária, gripe suína), pois os sinais e sintomas são parecidos, mas os vírus são diferentes.
• O medicamento antiviral (Tamiflu) que é utilizado para tratar gripe não tem efeito contra o coronavírus.
• Pessoas de maior idade tem mais risco de agravamento em doenças infecciosas e isto vem sendo observado de forma importante na infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV 2).
• Também são preocupantes as situações de imunossupressão (indivíduo imunossuprimido é vulnerável a infecções oportunistas), presença de doenças crônicas no coração, pulmão e rins, gestantes.
Na infecção tem se observado que o número de casos em crianças, que também representam um risco maior de complicações, é bem menor que na população adulta.
• Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.
Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.
Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.
Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, como ibuprofeno e paracetamol, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.
Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Para mais informações, acesse:
www.saude.gov.br/
www.saude.gov.br/coronavirus

Ministério da Saúde

#Coronavirus #UtilidadePublica #TioJorge #CDA

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18641