
De tempos em tempos, a população mundial se depara com epidemias, que nascem do nada ou melhor, da falta de condições sanitárias e de higiene, e ganham o mundo dizimando populações sem olhar condições sociais.
Eis que surgiu na China, onde outras doenças já surgiram, o Coronavírus. Segundo os especialistas da formam como alimentam ao longo dos anos.
Os casos viraram uma epidemia e atualmente pandemia, conforme a Organização Mundial de Saúde. Na China, o contágio está se estabilizando, mesmo caso das mortes, isso por que, as precauções foram tomadas de imediato com a proibição de aglomerações, o fechamento de fábricas, a proibição de sair de casa, o uso de máscaras etc.
Enquanto as coisas aconteciam na China, países como o Brasil, saíram na frente com medidas inteligentes, partindo do Ministério da Saúde e mesmo assim não conseguiu evitar a propagação do vírus, outros como: Itália, Espanha, EUA, negligenciaram a gravidade do cenário chinês e atualmente veem suas populações atônitas e mortes acontecendo. Pergunto: Até quando a população mundial ficará a mercê do jogo de interesses das nações.
O que de fato está ocorrendo? Onde se quer chegar? Há alguma coisa que não pode ser dita ou feita? Quantos pagarão com a vida, para satisfazer interesses escusos, tendo como base, o capital.
No nosso caso o que mais preocupa, a letalidade do vírus, ou as condições dos hospitais, o número de leitos, para receber os infectados? Há muitas perguntas sem respostas.
Os decretos assinados pelo Governador Ronaldo Caiado e o prefeito Íris Rezende, foram corretos, ou brandos pela gravidade da situação que se aproxima.
Espero que o que prevaleceu na assinatura de ambos, esteja de acordo com as normas a serem seguidas, para evitar o agravamento da situação.
E no interior do Estado, os prefeitos estão também tomando as medidas necessárias ou apenas vendo o bonde passar e achando que em seus municípios nada acontecerá.
Nesse cenário o olhar e as ações devem ser republicanas, afinal o que está em jogo é a vida das pessoas.
Elas valem mais do que qualquer interesse. Favor refletirem sobre isso.