
Janeiro com inscrições abertas para os oito novos treinamentos da Formação Profissional Rural
No plantio de novos conhecimentos na área do agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) lança em janeiro, oito treinamentos da Formação Profissional Rural (FPR). O gerente da FPR da instituição, Leonnardo Cruvinel Furquim cita que os treinamentos chegam em 2020 com o objetivo de melhorar o portfólio por cadeia produtiva e inovar nas propostas da formação profissional.
Dentre eles, quatro estão sob a coordenação do gerente. Para o Senar é importante capacitar os profissionais com ferramentas, estratégias e planejamento para a qualificação do (a) produtor (a) rural que busca sempre estar conectado (a) com seu desempenho no campo.
Conheça abaixo o perfil de cada um:
Lida racional de bovinos de corte com equídeos
CARGA HORÁRIA 40 horas
NÚMERO DE VAGAS 16
OBJETIVO GERAL: Capacitar profissionais, dentro da linha de ação da pecuária, para realizar manejo racional de bovinos de corte utilizando equídeos por meio de técnicas atualizadas do bem-estar animal durante o manejo de condução dos animais do pasto até o centro de manejo, visando aumentar a eficiência produtiva.
Produção de energia solar
CARGA HORÁRIA 24 horas
NÚMERO DE VAGAS 12
OBJETIVO GERAL: Capacitar profissionais, dentro da linha de ação de prestação de serviços, para montar sistemas fotovoltaicos, conforme dimensionamentos de consumo de energia e necessidade, utilizando equipamentos e materiais adequados, conforme planejamento.
Ensilagem e ensiladeira
CARGA HORÁRIA 16 horas
NÚMERO DE VAGAS 16
OBJETIVO GERAL: Capacitar profissionais, dentro da linha de ação da pecuária, para produção e conservação de silagens, utilizando a interpretação do manual do fabricante, fazendo a regulagem do equipamento, verificando a acoplagem com o trator, realizando as devidas manutenções, avaliando o momento certo de colheita e a forma correta de armazenagem.
Gestão e produção de pastagens
CARGA HORÁRIA 16 horas
NÚMERO DE VAGAS 16 participantes por módulo
OBJETIVO GERAL E MÓDULOS: Capacitar profissionais, dentro da linha de ação da pecuária, para manejar pastagens, utilizando técnicas adequadas para o diagnóstico das pastagens, fertilidade do solo, conservação do solo, manejo de solos e controle de pragas com foco no aumento da produtividade e diminuição do custo de produção por toneladas de matéria secas produzidas por hectare. Conheça os módulos:
Módulo 1 – Diagnóstico e planejamento das pastagens;
Módulo 2 – Fertilidade e conservação do solo;
Módulo 3 – Manejo e controle das pastagens.
Comercialização e exportação de hortifrutigranjeiros
CARGA HORÁRIA 16 horas
NÚMERO DE VAGAS 16
OBJETIVO GERAL: Capacitar profissionais para o viés de regularização de produções de hortifruti e todos os trâmites envolvidos, vislumbrando métodos de comercialização para cada perfil produtivo bem como alcançar mercados externos e suas demandas.
Sistema de produção integrado em módulos
CARGA HORÁRIA 48 horas totais (distribuídos em 3 módulos independentes)
NÚMERO DE VAGAS 16
OBJETIVO GERAL: Voltado para a otimização das produções através do consórcio de diversas frentes produtivas: integração lavoura-pecuária; integração pecuária-floresta; integração lavoura-pecuária-floresta.
Sistema de produção integrado – componente pecuário
Sistema de produção integrado – componente agrícola
Sistema de produção integrado – componente florestal
Agricultura Irrigada
CARGA HORÁRIA 80 horas totais (distribuídas em 5 módulos independentes)
NÚMERO DE VAGAS 16 participantes por módulo
OBJETIVO GERAL: Voltado para a qualificação de produtores e trabalhadores envolvidos nas diversas frentes produtivas que fazem uso da irrigação. Utiliza a abordagem de gestão financeira de todo o processo e manutenção dos sistemas. Compreende os sistemas de irrigação diversos e suas aplicações, bem como o manejo elétrico e hídrico.
Módulo 1 – Gestão e manejo
Módulo 2 – Gestão da Irrigação localizada
Módulo 3 – Gestão da Irrigação por aspersão
Módulo 4 – Irrigação e fertirrigação e reuso
Módulo 5 – Gestão da energia elétrica e água
Aplicação de Defensivos Autopropelido
CARGA HORÁRIA 168 horas totais (distribuídas em 5 módulos dependentes – formação total)
NÚMERO DE VAGAS 16
OBJETIVO GERAL: Voltado para a longa qualificação de profissionais no uso de maquinário para pulverização de culturas, com equipamentos autopropelidos, maquinário vastamente utilizado em grandes culturas.
Módulo 1 – Legislação
Módulo 2 – Manutenções
Módulo 3 – Operações Básicas
Módulo 4 – Regulagens
Módulo 5 – Calibrações
Módulo 6 – Configurações do controlador eletrônico
Módulo 7 – Configuração do GPS
Módulo 8 – Operação do GPS com piloto automático
Mais informações no site https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos
ou pelo telefone: (62) 3412-2700/ Canal do Produtor: (62) 98333-0300 (Atendimento das 08h às 20h).
Em Ipameri: