
O Governo de Goiás e a Assembleia Legislativa pode caçar a concessão da ENEL? Não, tentar é uma conseguir, outra.
Porque ambos poderes não terão êxito? Por que antes de ser privatizada a CELG foi federalizada.
Portanto a concessão é dada pelo Ministério de Minas e Energia e não pelo Governo de Goiás, com o aval da Assembleia Legislativa.
Diante desse cenário quem conduziu todo o processo de privatização foi governo Federal.
A ENEL vem cumprindo o que estava previsto no edital? Sim.
Segundo o Tribunal de Contas da União, ” Não houve qualquer descumprimento no que diz respeito aos limites contratuais de desempenho exigidos para a prorrogação da concessão ocorrida em 2015″.
Essa informação foi passada ao Deputado Federal José Nelto, uma vez que o parlamentar goiano e representante de Catalão, minha terra natal, uma vez que ele solicitou ao Congresso Nacional, relatório do Tribunal de Contas da União, sobre o cumprimento ou não pela ENEL, dos limites estabelecidos no contrato de concessão para a distribuição da energia em Goiás.
O Deputado Federal José Nelton, acertou em buscar o fórum correto para tratar da questão da empresa responsável pela distribuição da energia no Estado. Não posso dizer o mesmo dos atos do Governador e da Assembleia Legislativa.
Qual deveria ser o papel de ambos? Receber com acuidade as reclamações da população prejudicada pela deficiência, na prestação de serviços por parte da empresa, as levando a enormes prejuízos e juntas sob a liderança do Governador, evidar esforços junto ao Governo Federal, para tentar melhorar os serviços no curto prazo.
Porque digo curto prazo? Por que para que se realizasse o leilão de venda de uma das mais sucateadas empresas do setor elétrico brasileiro, a ANEEL, agência reguladora do serviços de energia no Brasil, teve que flexibilizar o cumprimento das exigências no médio e longo prazo, uma vez que deve ser reestruturadas 220 mil quilômetros de rede e fazer novos investimentos.
Pelo relatório do TCU a empresa não só cumpriu o que foi acordado, com fez mais.
Porque não melhorou a qualidade dos serviços a serem entregues á população? Devido o nível de sucateamento da empresa adquirida pela ENEL.
Então de quem é a verdadeira culpa?
Dos governos anteriores responsáveis ao longo do tempo, pela “gestão” da CELG – D. A empresa foi utilizada de forma irresponsável incorrendo em gastos desnecessários deixando de fazer os corretos, ou seja em linhas de transmissão para suportar as demandas devido o crescimento do Estado.
Mais uma vez quem é chamado para pagar a conta da irresponsabilidade na gestão? O cidadão, que paga suas obrigações em dia e não recebe os serviços a altura no tempo hábil.
Portanto faltou ao longo do tempo: transparência nas ações e verdade dos agentes públicos para a população goiana da situação da antiga empresa e das dificuldades de quem a adquirisse de resolver os problemas imediatos da população.
Por isso tenho batido na tecla e a população precisa acordar que ao escolher seu representante em todos os níveis de poder, o façam cobrando projetos para a melhoria de vida da população como um todo e não apenas olhando para o próprio umbigo.
Caso contrário continuarão sendo enganadas pelos que batem em sua porta ou mesmo entram em suas casas pelas redes sociais e outros veículos de comunicação.
Já passou da hora de virar esse jogo, chega de enganação. Peço que reflitam sobre isso e compartilhem com seus amigos e amigas. A verdade dos fatos tem que prevalecer acima de tudo.
Júlio Páscoal