
Intenção da campanha é sensibilizar a sociedade e valorizar a vida daqueles que estão mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.
Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana é celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público. O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.
A Semana Nacional do Trânsito também faz parte da estratégia educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinada pela Resolução nº 771/2019, que vai durar até 2020.
O secretário de transportes terrestres, general Jamil Megid, explicou que, este ano, o foco das campanhas de trânsito serão os mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.
“Precisamos reduzir as estatísticas de mortes e acidentes, e não há outro caminho senão o da educação. E essa transformação é um trabalho de toda a sociedade. É um trabalho que passa por cada um de nós”, disse Megid.
A tentativa de sensibilizar os brasileiros é indispensável. Em 2016, quando foi realizado o último levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, o país registrou 37.345 mortes no trânsito. O número equivale a aproximadamente 102 vidas perdidas por dia.
Para o diretor do Denatran, Jerry Dias, a Semana Nacional de Trânsito é um momento de reflexão a respeito da necessidade de ações concretas que promovam a redução das mortes e lesões no trânsito. De acordo com Dias, dados do seguro DPVAT revelaram que, de 2008 a 2017, cerca de 500 mil pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro e outras 3 milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente.
Além de direcionar as ações da Semana Nacional de Trânsito, a Resolução nº 771/2019 revogou o texto da Resolução nº 706/2017, que previa multas para pedestres e ciclistas. A decisão foi tomada porque o Contran entendeu que é preciso promover campanhas educativas efetivas antes de estabelecer sanções.
Pelo calendário da Resolução nº 771/2019, de setembro a dezembro de 2019, os protagonistas das ações serão os ciclistas. Temas como a proteção dos ciclistas, a preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito e a bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito serão trabalhados pelos policiais, escolas e entidades ligadas ao trânsito.
Confira a campanha da Semana Nacional do Trânsito
Em 2020, os motociclistas é que serão alvo das campanhas. Em janeiro, o mote será “respeite o motociclista, respeite a vida”. Em fevereiro, a valorização da Lei Seca e sua importância na redução de acidentes. Em abril, a ideia de que o capacete é vida será trabalhada.
Por fim, a campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre /ciclista / condutor será apresentada.
Para saber mais sobre a Semana Nacional do Trânsito, acesse a página do Ministério da Infraestrutura.