
De acordo com o deputado, quando as emendas parlamentares são liberadas pelo governo, muitos políticos acabam desviando dinheiro público
Nesta quarta-feira (17), no último dia de atividades parlamentares do primeiro semestre, o líder do Podemos, deputado federal José Nelto, fez o uso da tribuna para fazer um alerta à população, à polícia federal e também aos ministérios públicos sobre o “corrupto legal”. De acordo com Nelto, existem muitos políticos e agentes políticos que acabam se encaixando nesse perfil.
Ele explica que muitas vezes faz-se uma licitação em determinado valor para aquisição de produtos, materiais, ou remédios. Mas na conta final, apenas parcela do dinheiro foi de fato investido. “Ao invés, por exemplo, do prefeito ou secretário de saúde entregar um milhão de reais em medicamentos para a população, entrega-se a metade do valor. O restante desse dinheiro acaba ficando no bolso desse prefeito, secretário, ou até da própria indústria que fornece os medicamentos”, explica o líder do Podemos.
No segundo semestre, as emendas parlamentares serão liberadas às vésperas da nova votação da Reforma da Previdência. Por essa razão, o deputado federal acredita ser necessário que os ministérios públicos estejam atentos aos valores das emendas versus o valor investido, para que não haja desvio de dinheiro.
O líder do Podemos chama a atenção também para a atuação dos lobistas, e afirma que ninguém fala por ele. “Ninguém fala em meu nome. Se aparecer qualquer cidadão, empresário, qualquer pessoa que seja, falando em meu nome, chame a polícia. Ninguém fala por mim!”, disse que José Nelto
As atividades parlamentares devem ser retomadas no dia 6 de agosto.