Em dois dias, evento reúne administradores, prefeitos, vereadores e gestores públicos e destaca o papel e a importância do Administrador na gestão municipal
O Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), e o Conselho Federal de Administração (CFA), realizaram em Goiânia o 1° Workshop de Gestão Pública. O evento foi segmentado por público: no dia 26 de junho foi destinado aos profissionais de administração, que passaram por uma capacitação para o uso do IGM-CFA, que se constitui em um poderoso instrumento de inserção profissional na esfera pública, seja na atuação como assessores técnicos ou como consultores municipais. No segundo dia, 27 de junho, além de apresentar o indicador IGM-CFA para prefeitos, vereadores e gestores municipais, o workshop contou com palestras que ressaltaram a importância do profissional administrador na gestão dos municípios.
Com a ferramenta, desenvolvida pelo Sistema CFA/CRAs, é possível medir a qualidade da gestão pública dos municípios de todo o País. “O Brasil precisa de gestão e o profissional habilitado para dar essa direção é o ADMINISTRADOR”, destacou o presidente do CRA-GO, Samuel Albernaz, lembrando que dos 5.570 municípios do País, nem 10% tem administradores por formação e regularmente inscritos nos CRAs atuando na gestão. “Com este treinamento, o profissional será capaz de fazer análises, desenvolver projetos e aprimorar a gestão pública municipal”, afirmou.
“A luta pelo fortalecimento da profissão deve ser abraçada por todos os administradores”, enfatizou o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, durante a abertura do evento. De acordo com ele, a capacitação se constitui em um poderoso instrumento de inserção profissional na esfera pública, seja na atuação como assessores técnicos ou como consultores municipais. “O IGM-CFA auxilia os gestores municipais a realizar um diagnóstico em diversas áreas do município, permitindo um melhor planejamento e a priorização das políticas públicas municipais”, disse.
O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, prefeito de Campos Verdes, na região norte de Goiás, participou do evento e salientou o quanto gestores qualificados levam ganhos para os municípios. “A preocupação da FGM é levar qualificação aos profissionais que atuam na gestão pública, já que os prefeitos, envolvidos em outras ações em prol de benefícios para os municípios têm pouco tempo para a real administração. Neste caso, o administrador se torna o braço direito nas atividades”, disse.
Para o deputado estadual Virmondes Cruvinel, a eficiência na gestão tem sido cada vez mais percebida como resultado das conquistas alcançadas pelos gestores. “O constante monitoramento dos resultados, visando benefícios aos cidadãos, é um dos trabalhos gerados por este profissional, essencial na administração dos municípios”, reforçou.
O chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Rodrigo Zanzoni, foi um dos palestrantes do evento, no dia 27. Ele abordou o tema Administração Pública Gerencial: Um desafio da gestão municipal em tempos de recursos escassos. “De fato vivemos momentos de recursos escassos e a figura do administrador se faz imprescindível na gestão municipal. Isso porque sua formação busca aplicar diversos recursos na melhor forma possível para gerar resultado. E é este profissional que tem a formação, a qualificação e o conhecimento necessários para buscar soluções inovadores, fazer gestão e trazer soluções. E isso é o que precisamos em tempos tão escassos”, destacou.
O assunto Empreendedorismo na Gestão Pública foi apresentado pelo coordenador de Atendimento Institucional do Sebrae Goiás, Augusto de Araújo. Segundo ele, o empreendedorismo durante muito tempo esteve atrelado ao setor privado como uma característica inerente e exclusiva das organizações desta esfera. No entanto, a Administração Pública nos últimos anos também tem apostado na introdução do empreendedorismo no seu setor. “O gerenciamento é uma questão fundamental no setor público. Implementar uma nova gestão pública é muito mais do que mudar estruturas e sistemas, e sim mudar as práticas, cujo desempenho depende dos hábitos, das habilidades e das convicções dos profissionais diretamente envolvidos”, explicou.
E para encerrar, o secretário de Administração do Estado de Goiás (SEAD), Pedro Henrique Sales abordou o tema Captação de Recursos para os municípios: Formas e Requisitos Essenciais. De acordo com ele, ampliar e melhorar a infraestrutura das cidades é um dos desafios da gestão pública. “Viabilizar um projeto cofinanciado requer muito planejamento e organização. A saída então passa a ser captar recursos externos, já que as verbas municipais, estaduais e até mesmo federais muitas vezes não comportam a demanda. Além de escolher o parceiro ideal, os gestores também precisam avaliar como conseguir o empréstimo”, ressaltou o secretário.
No encerramento do evento, o presidente do CRA-GO, Samuel Albernaz, anunciou 2° Workshop a ser realizado em 2019, com uma nova estrutura científica.