
Igreja Ortodoxa São João Batista de Ipameri faz festa junina árabe com fim solidário.
Após 34 anos fechada, desde sua reinauguração a 10 anos atrás, a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina de Ipameri, denominada Igreja Ortodoxa São João Batista, realiza festas juninas árabes, onde toda comunidade Ipamerina e dos arredores prestigiam.
A arquidiocese ortodoxa Antioquina de São Paulo é a jurisdição do patriarcado da Antioquia no Brasil. Tanto a arquidiocese quanto as paróquias estão sob a jurisdição do patriarcado da Antioquia, com sede em Damasco, na Síria. Seu atual metropolita é Don Damakinos Mansour, arcebispo metropolitano de São Paulo.
Segundo dados do Itamarati existem de origem sirio-libanesa 300 mil pessoas, onde 60% são de origem ortodoxa, são 3 comunidades constituídas, que estão sediadas em Goiânia (Paróquia São Nicolau), Anápolis (Paróquia São Jorge) e Ipameri (Paróquia São João Batista).
No mundo, são 400 milhões de cristãos ortodoxos, sendo que o maior número de congregados está na Rússia, países eslavos e Grécia.
A grade festa junina árabe de Ipameri se realiza hoje, 21 de junho de 2019, em frente à igreja com música e comidas típicas árabes, no intuito social de ajuda aos mais necessitados.
Dia 24 de junho comemora-se o dia de São João Batista, que é considerado um santo idealista e que defendeu com sua própria vida seus valores. Na semana de São João Batista é que ele é celebrado com essa festa popular no intuito de promover a união das famílias em memória de suas raízes.
“Aquela que nega suas raízes não tem raiz. O povo árabe é um povo grato, por isso oferece o que tem, uma cultura e espiritualidade milenar, que é transmitida a Deus descendentes através dessa comemoração cultural, que se estende a toda a comunidade de Ipameri, bem como as cidades circunvizinhas, como Catalão, Caldas Novas, Pires do Rio e Santa Cruz, dentre outras”, declara o Padre Rafael Javier Magul.
“Está festa é um encontro da família, e nós fomentamos esses encontros porque a família é a base de uma sociedade que queira crescer e ser mais solidária”, afirma o Padre Rafael.
“Toda a comida é feita por membros da comunidade e é doada aos que mais precisam”, diz o Padre Rafael
A festa se inicia com uma oração de ação de graças, seguida da comemoração, com dançarinas profissionais de Goiânia e Anápolis.
A festa em Goiânia aconteceu na semana passada, na Praça das Mães ao lado da Igreja São Nicolau, com o fim de arrecadação de fundos para a construção de um centro educacional infantil, que está sendo construído em Aparecida de Goiânia. Hoje a festa acontece em Ipameri como uma extensão da Paróquia de Goiânia.
Finalmente o Padre Rafael Javier definiu a festa como “um encontro da cultura árabe e brasileira com fim solidário”.
Serviço: a entrada é gratuita e se inicia a partir das 18 horas, em frente à Igreja.