Começa a temporada de ipês; os roxos são os primeiros a florescer

As primeiras a florescer são as roxas

JA Juliana Andrade

Os flores colorem a caminhada matinal da técnica de enfermagem Andréa Maria dos Santos(foto: Juliana Andrade/Esp. CB/D.A Press)Os flores colorem a caminhada matinal da técnica de enfermagem Andréa Maria dos Santos(foto: Juliana Andrade/Esp. CB/D.A Press)

Aos poucos, eles surgem. Um ponto roxo aqui e outro ali, sinal de que está aberta a temporada dos ipês. Enquanto o inverno apaga o verde da grama e traz o marrom das folhas secas, a árvore que virou símbolo de Brasília se encarrega de colorir a cidade com cores vibrantes. O primeiro a florir é o roxo, seguido do amarelo, do branco e, por último, o rosa.

(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Típicas do cerrado, as árvores são caracterizadas pelo troncos retorcidos e floração intensa. De acordo com o Raimundo Silva,chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, os ipês podem chegar a 12m de altura.

Cartão-postal

É quase impossível o ipê passar despercebido.
(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Quem quer apreciar o ipê-roxo tem até julho para encontrar a árvore pela cidade. Raimundo explica que as mais antigas costumam ter uma floração mais tardia. Porém, as flores não duram muito tempo. Elas começam a cair em torno de 15 dias. “O branco é o mais rápido de todos. Ele dura cerca de cinco dias”, complementa.
De acordo com Raimundo, o ipê-branco deve florir somente em julho, se encontrando com o rosa, que chega no início de agosto. Antes deles, no fim de junho, as flores do amarelo nascem.
Com informações do Correio Brazilense
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18641