
As primeiras a florescer são as roxas
Juliana Andrade

Os flores colorem a caminhada matinal da técnica de enfermagem Andréa Maria dos Santos(foto: Juliana Andrade/Esp. CB/D.A Press)

Aos poucos, eles surgem. Um ponto roxo aqui e outro ali, sinal de que está aberta a temporada dos ipês. Enquanto o inverno apaga o verde da grama e traz o marrom das folhas secas, a árvore que virou símbolo de Brasília se encarrega de colorir a cidade com cores vibrantes. O primeiro a florir é o roxo, seguido do amarelo, do branco e, por último, o rosa.

(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Típicas do cerrado, as árvores são caracterizadas pelo troncos retorcidos e floração intensa. De acordo com o Raimundo Silva,chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, os ipês podem chegar a 12m de altura.
Cartão-postal
É quase impossível o ipê passar despercebido.

(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Quem quer apreciar o ipê-roxo tem até julho para encontrar a árvore pela cidade. Raimundo explica que as mais antigas costumam ter uma floração mais tardia. Porém, as flores não duram muito tempo. Elas começam a cair em torno de 15 dias. “O branco é o mais rápido de todos. Ele dura cerca de cinco dias”, complementa.
De acordo com Raimundo, o ipê-branco deve florir somente em julho, se encontrando com o rosa, que chega no início de agosto. Antes deles, no fim de junho, as flores do amarelo nascem.
Com informações do Correio Brazilense