
O Governo de Goiás desmentiu a fake news de que teria interesse em desmontar os colégios militares do Estado. Um grupo de blogs espalhou notícia falsa de que existiria interesse em desmantelar a estrutura que é avaliada positivamente pela população.
Ao contrário, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que o governo investirá na ampliação das unidades.
Nos últimos meses, Goiás tem sido alvo de uma indústria de fake news. O assunto se espalhou nacionalmente. A revista “Veja” e jornal “O Globo” já denunciaram a prática, que visa desestabilizar o governo. Três blogs e um site tradicional do estado que já foi impresso estariam por trás das informações não confirmadas.
O grupo de produtores de fake news perdeu contratos milionários com o governo de Goiás após início de investigações criminais contra os autores.
A notícia falsa surgiu no final de semana com o mesmo título: “colégios militares de Goiás estariam sendo desmontados”.
A Seduc informa que o órgão tem aplicado técnicas de compliance para economizar gastos públicos. A estrutura de comando dos colégios passou por mudança de âmbito administrativo com a nomeação de militares na ativa em vez daqueles que estavam na reserva.
Antes, o Estado pagava dobrado para um serviço que pode ser exercido por profissionais efetivos.
Com os cargos de diretores sendo menos onerosos para os cofres públicos, o governo poderá readequar o orçamento para ampliar unidades.
A Seduc diz ainda que ocorreu a reorganização de patentes. Em algumas escolas, por exemplo, existiam cinco majores trabalhando, o que é considerado desproporcional.
A secretaria anunciou que não existe retirada de professores, mudança de currículo ou encerramento na estrutura das unidades.