Caiado e Wilder são os melhores do ano pelo Clube de Repórteres Políticos

Lissauer e Delegado Eduardo Prado também foram escolhidos

Ronaldo Caiado foi escolhido o Político do Ano de 2018

O Clube dos Repórteres Políticos do Estado de Goiás (CRPG) realizou nesta quinta-feira, 28 de março, a eleição dos “Melhores políticos goianos de 2018”. Duas urnas foram utilizadas para computar os votos: uma foi disponibilizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e outra circulou por diversos órgãos de imprensa, caso da Organização Jaime Câmara e o Jornal Diário da Manhã, além de repartições públicas, como o Palácio Pedro Ludovico Teixeira.  A urna da Assembleia teve 54 votos, sendo que 22 pessoas votaram na urna itinerante.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) foi o grande vitorioso da eleição, com o prêmio de “Melhor político do ano”. Ele obteve 49 votos. Ex-senador, o democrata protagonizou em 2018 dois momentos de destaque: sua candidatura vitoriosa e moralizante ao governo e atuação marcante como senador opositor ao Governo Federal. Dentre os feitos de Caiado como parlamentar, um dos mais relevantes é a lei que cria as universidades federais de Jataí e Catalão.

O atual secretário de Indústria e Comércio, ex-senador Wilder Morais, perdeu as eleições, mas foi lembrado por 27 eleitores do clube. Wilder é reconhecido por dois recordes: é o parlamentar que mais trouxe recursos para Goiás (R$ 6,5 bilhões) e o único legislador goiano a inserir um capítulo de normas em um estatuto legal de relevância (ele inovou o Código Civil),  além de outras normas jurídicas.

Revelação nas eleições para a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, neste ano, o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) foi o grande vitorioso de sua categoria com 15 votos. Os jornalistas avaliaram que em 2018 já era possível perceber o desenvolvimento político do representante de Rio Verde, que se tornou um dos mais bem votados dentre os deputados que permaneceram na casa legislativa diante da grande renovação que ocorreu em outubro.

O “Vereador do Ano” foi novamente o Delegado Eduardo Prado (PV), hoje deputado estadual, com 26 votos. Uma das características do parlamentar em 2018 foi sua disposição em exercer fiscalização continua dos atos da Prefeitura de Goiânia, além de comandar uma CEI das Obras Paradas.

Wilder e Prado venceram o prêmio em suas respectivas categorias no ano passado  

Conforme o jornalista João Nascimento, que presidiu o Colégio Eleitoral, a votação é tradicional no CRPGO, que também realiza encontros com profissionais da área, caso de cientistas políticos, pesquisadores e juristas.  Ao lado da Associação Goiana de Imprensa (AGI), o clube é a entidade de imprensa mais perene do segmento no Estado.

Em 2018, informa o vice-presidente João Carvalho (editor do “Diário do Norte”) o clube lançou um programa inovador, o “PolíticaAgora”, primeiro programa político para aplicativos de telefonia como WhatsApp e Telegram.

Segundo Ulisses Aesse, presidente do clube, o CRPGO completa 41 anos em maio e reúne em sua história os principais jornalistas políticos de Goiás, caso de Helton Lenine, Eliezer Penna, Reynaldo Rocha, Valterli Guedes, dentre outros.

VOTADOS

Além de Caiado, como político do ano receberam votos José Vitti (PSDB), com seis; Lissauer também com seis; Jorge Kajuru (PRP) com três, Wilder Morais com dois; e Delegada Adriana Accorsi, Major Araújo (PRP), Iso Moreira, Vanderlan Cardoso (PP) e José Eliton (PSDB), com um cada.

Para Congressista do Ano, além do vencedor Wilder Morais, com 27 votos, foram votados Ronaldo Caiado, com 13 votos; Rubens Otoni (PT) e Delegado Waldir (PSL), com 4 votos cada; Célio Silveira (PSDB), Lúcia Vânia (PSB), Flávia Morais (PDT), Daniel Viela (MDB), Pedro Chaves (MDB), Fábio Sousa (PSDB) e Giuseppe Vecci (PSDB) foram lembrados com um voto cada.

Para deputado estadual, além do vitorioso, foram votados os deputados estaduais Delegada Adriana Accorsi (PT), que obteve 12 votos; Major Araújo (PRP), cinco votos; José Vitti (PSDB), cinco votos; Iso Moreira (DEM), cinco votos; Virmondes Cruvinel (PPS), 4; Lincoln Tejota (Pros), 3; Simeyzon Silveira (PSD), Talles Barreto (PSDB), Helio de Sousa (PSDB), Paulo Cezar Martins (MDB), Isaura Lemos (PCdoB), Júlio da Retífica (PSDB), Lêda Borges (PSDB), Henrique Arantes (PTB), Wagner Siqueira (MDB) e Mané de Oliveira (PSDB), que tiveram um voto cada.

Na disputa para “Vereador do Ano”, além do vencedor Delegado Eduardo Prado, com 26 votos; foram votados Dra. Cristina (PSDB), 12 votos; Kajuru (PSB), seis votos; Romário Policarpo (Pros), Elias Vaz (PSB) e Alysson Lima (PRB), com três votos cada; Vinícius Cirqueira (Pros) e Jair Diamantino (DC), com dois votos; Priscila Tejota (PSD), Wellington Peixoto (MDB), Paulo Magalhães (PSD), Paulo Daher (DEM), Lucas Kitão (PSL), Sabrina Garcez (PTB) e Andrey Azeredo (MDB) foram lembrados com um voto cada.

Fonte: Diário do Norte

4633Wilder Morais foi eleito o congressista do ano
4634Lissauer Vieira é o deputado estadual do ano.
4635Delegado Eduardo Prado é o vereador do ano pela segunda vez consecutiva
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18698