
Na declaração conjunta, em Washington, os presidentes disseram que farão o possível para acabar com a ditadura na Venezuela
Em um encontro marcado por demonstrações de amizade entre os dois governos, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), resgatou, nesta terça-feira (19/3), o lema de campanha de Donald Trump para estreitar ainda mais a relação. “Teremos uma América grande e o Brasil também”, disse.
Em 2016, o mote da campanha presidencial de Trump foi “Let’s make America great again”, ou seja, “Vamos fazer a América grande novamente”. A frase de Bolsonaro ecoou outras declarações elogiosas aos norte-americanos e visam aprofundar as parcerias entre os países.
“Brasil e os Estados Unidos estão emanados no respeito à liberdade, à família tradicional, a Deus, contra a ideologia de gênero, do politicamente correto e contra as fake news”, disse o brasileiro.
Um pouco antes, o presidente norte-americano defendeu tornar o Brasil um parceiro preferencial dos Estados Unidos, o que, na prática, pode significar maior intercâmbio comercial.
“Bolsonaro, eu vou dizer que vamos trabalhar em todos os nossos problemas e no que temos a oferecer. Tivemos uma excelente reunião. Também tenho a intenção de designar o Brasil como um aliado preferencial. Quem sabe até um aliado dentro da OTAN”, afirmou Donald Trump.
Venezuela
Em seu discurso, Donald Trump atacou duramente o governo venezuelano de Nicolás Maduro. Segundo o mandatário norte-americano, é preciso acabar com o socialismo no continente latino-americano.
“Junto com os Estados unidos, o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer [Juan] Guaidó [como presidente da Venezuela]. Presto minha gratidão profunda ao presidente Bolsonaro e ao povo Brasileiro em garantia à ajuda humanitária”, disse.
“Pedimos que os representantes suspendam o apoio a Maduro e libertem seu povo. Chegou a hora final do socialismo no nosso hemisfério”, prosseguiu.
Saiba detalhes da missão EUA de Bolsonaro:
Confira fotos da viagem presidencial aos Estados Unidos:


O presidente da República, Jair Bolsonaro, convida o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) a compor o palco para fotografia oficialAlan Santos/PR

O ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, durante assinatura de atosAlan Santos/PR

Palavras do ministro da Economia, Paulo GuedesAlan Santos/PR

Jair Bolsonaro acompanhado do senhor Tom J. Donohue, CEO da U.S. Chamber of CommerceAlan Santos/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, cumprimenta Walter Russell Mead, colunista do Wall Street Journal Alan Santos/PR

Palavras de Sérgio Amaral, embaixador do Brasil em Washington Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro cumprimenta o embaixador Edgard Antonio Casciano, cônsul-geral do Brasil em Washington Alan Santos/PR

Palavras do presidente da República, Jair Bolsonaro Alan Santos/PR

Da esquerda para a direita: embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral; presidente da República, Jair Bolsonaro; e o ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto AraújoAlan Santos/PR