Pacientes de cidades vizinhas à Catalão serão atendidos na UPA

Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Catalão, Dr. Aguinaldo Mesquita, comunicou que o Pronto Socorro da Santa Casa (primeiro atendimento) será destinado exclusivamente para a população de Catalão. As duas unidades funcionam 24 horas por dia.
Começou a valer já a partir de ontem, dia 1 de dezembro, uma nova regra para atendimentos de urgência e emergência na Saúde Pública Municipal de Catalão. Apenas moradores da cidade serão atendidos no Pronto Socorro da Santa Casa. Pacientes que vierem de municípios vizinhos deverão procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para primeiro atendimento.
O secretário de Saúde de Catalão, Dr. Fernando Netto explicou que o município de Catalão está apenas fazendo cumprir o que determina o Ministério da Saúde. Segundo ele, o atendimento na UPA é o que deveria estar acontecendo já há muito tempo, mas as pessoas das cidades vizinhas se desviaram para o Pronto Socorro da Santa Casa que é uma instituição mantida exclusivamente com recursos municipais. “Os recursos repassados pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado é para que nós possamos fazer o atendimento na UPA e assim nós o faremos. O Pronto Socorro da Santa Casa não é uma instituição porta aberta, não é reconhecido pelo Ministério da Saúde, portanto, ele só funciona em função do repasse do dinheiro que a Prefeitura Municipal de Catalão faz. Nesse sentido, somente as internações serão mantidas na Santa Casa. Ou seja, o paciente chega da cidade vizinha, vai à UPA e de lá se precisar de internação ele será encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Catalão”, esclareceu Fernando Netto.
A medida, além de fazer valer o que já é estabelecido pelo Ministério da Saúde, visa oferecer mais qualidade e agilidade no atendimento aos moradores de Catalão, visto que o Pronto Socorro não recebe verba federal.

Opinião do blog: apesar do chamamento proposto pelo Secretário municipal de Saúde de Catalão, Dr. Fernando Netto, para que os municípios do entorno de Catalão fizessem convênios com a instituição Santa Casa de misericórdia de Catalão, esse apelo não foi atendido pelas cidades. O principal prejudicado será o cidadão.

FB_IMG_1543751866391

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18644