
O governador José Eliton, que perdeu as eleições em primeiro turno para Ronaldo Caiado (ficando inclusive em terceiro lugar pois perdeu também para p deputado federal Daniel Vilela), em uma atitude irresponsável e insensata deixou de assinar um Convênio com o Colégio Mãe de Deus de Catalão. A comunidade está perplexa e se mobilizando pelas redes sociais para que o Governador eleito Ronaldo Caiado faça, mantendo assim uma tradição que já perdura a 97 anos. Abaixo o Blog publica o post que está sendo compartilhado, copiado da página da professora Jeovanira de Morais Araújo:
Por muitas vezes ouvimos de alunos e ex-alunos do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus, que no colégio somos uma família…a família CMD! Assim, é hora de vestirmos literalmente a camisa da nossa escola! Precisamos da união e da força de cada um de vocês!
Comumente, no mês de novembro, há um sorteio na escola para o preenchimento de vagas aos novos alunos, assim como a pré-matrícula dos alunos da casa, porém neste ano a instituição encontra-se impossibilitada de prosseguir em seus procedimentos habituais, visto que o convênio, ou seja, a parceria que há quase 25 anos o colégio possui com o governo do Estado de Goiás, permanece sem ser assinado.
Vale ressaltar, que a Congregação Agostiniana desde setembro aguarda um parecer do governador acerca do assunto, no entanto só obteve resposta no dia 27/11/18, embora esta não tenha somado em nada.
O atual governador, José Éliton, não assinou o convênio em tempo hábil,transferindo tal responsabilidade ao governador eleito, Ronaldo Caiado, o qual pode vir ou não a continuar com essa parceria, o que não nos deixa numa situação confortável, já que é uma resposta que só pode ser confirmada após a posse do mesmo.
O convênio não acabou, todavia necessitamos do apoio de toda comunidade catalana a fim de que se junte a nós, professores, alunos e pais com o mesmo objetivo: não deixar que a história dos 97 anos de um colégio tão renomado em Catalão, alicerçada em responsabilidade, dedicação e formação humana, seja marcada por uma passagem tão lamentável!
É lícito mencionar, que hoje o colégio conta com duas unidades, mas a problemática em questão está relacionada à unidade I, que é conveniada. Fato que proporcionou um estudo de qualidade a inúmeros alunos que ali estudam ou já se formaram e não possuem/possuíam poder aquisitivo para manter-se em uma escola particular.
Atualmente, o colégio possui quase 800 alunos matriculados, desses 200 são bolsistas, todos além de necessitarem da escola para continuar seus estudos, não cogitam a ideia de freqüentar outra instituição, por amarem a escola, as amizades que nela fizeram e o carinho e respeito com que são acolhidos diariamente por todos que ali trabalham.
Enquanto o impasse não é solucionado, professores, alunos, pais de alunos da escola, assim como aqueles que almejam uma vaga para seu filho no ano de 2019, seguem com a preocupação da possibilidade da não renovação do convênio, o que seria uma perda irreparável para toda comunidade catalana.
Sendo assim, precisamos da divulgação do que está ocorrendo, a fim de que chegue ao conhecimento das autoridades competentes para que tenhamos uma resposta afirmativa no que tange à continuidade do convênio. Desta forma, teremos mais tranqüilidade para seguir no firme propósito de continuarmos desenvolvendo nossos projetos escolares, ímpares na cidade, e que sempre fizeram a diferença na vida de tantos alunos que no colégio estudam ou um dia estudaram.
Alunos, ex-alunos, pais, professores, entrem nessa luta que é de todos nós!!
#JuntospeloCMD!
Opinião do blog: quero manifestar meu apoio ao movimento e dizer a comunidade do Colégio Mãe de Deus de Catalão que sensível a questão educacional como é o Governador eleito Ronaldo Caiado com certeza esse convênio será renovado em seu governo.