Rodney Miranda (PRB) (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)
Cinquenta e dois dias após as eleições, dois nomes para o primeiro escalão do governo Ronaldo Caiado (DEM) foram definidos: o delegado aposentado da Polícia Federal Rodney Miranda (PRB), do Espírito Santo, assumirá a Segurança Pública, e o paranaense Ricardo Soavinski será presidente da Saneago.
Rodney foi prefeito de Vila Velha e secretário de Segurança do Espírito Santo, é consultor da área e perdeu eleição neste ano para deputado federal.
A equipe de transição de Caiado teve reunião com Rodney na tarde de ontem quando já discutiu a estrutura da secretaria. A tendência é que o grupo desista da criação da Secretaria de Justiça, que foi cogitada para cuidar da gestão do sistema prisional. A diretoria deve permanecer na SSP, mas discute-se ainda se terá autonomia orçamentária.
O Giro informou sábado que o nome do Rodney estava em alta.
Já Soavinski é atual presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e estava cotado para o Ministério do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro (PSL). É graduado em Oceanografia Biológica e Geológica.
Também analista ambiental, ele presidiu até abril deste ano o ICMBio, órgão ligado ao Ministério que é responsável pela gestão das Unidades de Conservação federais, e passou pela Diretoria de Ecossistemas do Ibama.
Procurada, a assessoria de Caiado não confirmou os nomes e disse que o anúncio do secretariado ocorrerá somente na terça-feira, quando o governador eleito retorna de viagem à Inglaterra. No entanto, a reportagem apurou que ele bateu o martelo pelos dois nomes.
Entre os primeiros nomes a serem anunciados também estará o Secretário da Fazenda, mas ainda não há definição. Os próprios aliados de Caiado admitem que é negativo não ter o secretário em meio à negociação com o setor empresarial sobre os cortes de incentivos fiscais.
Caiado disse que chegou a convidar Ana Paula Vescovi, número dois do Ministério da Fazenda, mas ela afirmou que tinha outros planos. O convite a ela também indica interesse a um titular da Sefaz de outro Estado.
Antes de viajar para evento sobre gestão e educação da Fundação Lemann, Caiado afirmou que pretende anunciar os primeiros nomes da equipe assim que retornasse. O governo do democrata vai criar pelo menos quatro secretarias: Agricultura, Cultura, Esportes e Indústria e Comércio (que substituirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
Fonte O Popular