
Apresentador de tevê goiano produz conteúdo específico para WhatsApp sobre crise que será herdada pelo novo governo; redes aumentam circulação de informação política e registra calamidade pública
Uma série de vídeos com o apresentador Paulo Beringhs – um dos principais nomes da tevê goiana – tem circulado nos grupos de Whats App de Goiás com verdadeiras pílulas sobre a situação crítica das contas do Estado.
O jornalista foi pré-candidato ao governo de Goiás pelo Patriota, o mesmo partido do presidenciável deputado federal Cabo Daciolo. De forma desleal, em Goiás, a legenda optou em apoiar o candidato governista – justamente um dos alvos das críticas de Paulo Benrighs durante aquele momento da campanha.
Desta vez, o jornalista intensificou sua análise quanto aos problemas de Goiás. Paulo apresenta um cenário de terra arrasada que será herdado pelo futuro governador, o senador Ronaldo Caiado (Democratas).
Os audiovisuais tornaram-se hits nas redes sociais privadas. Em um dos vídeos, ele grava de frente para o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a sede administrativa do Poder Executivo: “O sinal vermelho acendeu de vez: tudo porque o Governo do Estado está sem dinheiro. Prefeitos do interior reclamam. Vem aqui com pires nas mãos e voltam até sem o pires. Porque não tem dinheiro. Por exemplo, desde janeiro deste ano de 2018, o governo não deu sua contrapartida para os programas da área de saúde para os prefeitos do interior, que estão sendo obrigados a bancar com o próprio dinheiro o que for preciso para salvar vidas. Também o transporte escolar está com problemas: há mais de quatro meses não se paga o transporte”, diz Paulo Beringhs.
No mesmo vídeo, Paulo critica o programa “Goiás na Frente”, apresentado pela administração pública como proposta de gasto dos recursos obtidos com a venda da Celg. “(…)Isso sem contar com o programa Goiás na Frente, que passou um melzinho na boca dos prefeitos e agora eles estão vendo que era tudo promessa. As obras estão paradas e o programa não tem dinheiro ara concluir essas obras. Esse é o estado que aguarda Ronaldo Caiado”, diz Beringhs.
ATRASO DE REMUNERAÇÃO
Ontem, outro vídeo de Paulo voltou a circular. Desta vez, ele alerta para o escalonamento no atraso dos salários a serem quitados pelo Governo de Goiás. Com o acumulo de atrasos, ele diz que integrantes da Polícia Civil não estão contentes com o fato da categoria ser uma das últimas a receber.
Política nas redes dominou campanha eleitoral
Desde a campanha, o apresentador Paulo Beringhs se desdobrou nas redes para comentar os principais lances da disputa eleitoral. Antes um usuário mais esporádico das redes, Beringhs passou a atuar com mais persistência onde a notícia e informação circula com mais agilidade – sem horários rígidos ou padrões.
Durante a campanha, o diferencial da disputa foi o conteúdo produzido especialmente para o WhatsApp. Além de memes e Gifs bem humorados, circularam depoimentos e entrevistas.
Em Goiás, o Clube dos Repórteres Políticos (CRP-GO) inovou ao criar o programa “PolíticaAgora”, de sete minutos, com entrevistas e análises ao vivo dos principais movimentos da campanha.
A partir da equipe, com a entrevista de doutores e mestres especializados em política, o grupo espalhou vídeos que chegaram a ter 30 mil compartilhamentos.
Outra iniciativa nas redes foi o “Papo de Garagem”, programa que entrevistou um grande número de pré-candidatos durante os meses iniciais do ano. Neste caso, o Facebook foi a plataforma principal dos comunicadores para falar de política com humor e atitude “cidadã’.