A loja maçonica Paz e Amor IV de Ipameri está em festa, comemorando 100 anos de existência e de serviços prestados à comunidade de Ipameri, ao estado de Goiás e a nação brasileira.
Nesta data importante haverá uma programação especial para marcar essa passagem do centenário. Com a inauguração de um obelisco, uma Sessão de homenagem na Câmara Municipal de Ipameri e uma comemoração nas dependências da Loja.
Este blog felicita a loja Maçonica Paz e Amor IV, aos seus membros e a comunidade de Ipameri.
História da loja de Ipameri:
HISTÓRICO DA LOJA MAÇÔNICA PAZ E AMOR IV 0948
A Loja Maçônica Paz e Amor IV nº 0948 de Ipameri GO, foi fundada em 02 de outubro de 1918 e instalada em 31/03/1919, naquela ocasião deslocaram uma caravana de Irmãos da Loja “União Araguarina” de Araguari – MG para proceder a instalação da Loja, iniciram os primeiros irmãos que iriam compor o quadro de obreiros: Clarimundo Francisco Naves Gomes Cruz, Juventino Ferreira Alves, José Skala, João Marques Rollo, Aziz Daher, Alexandre Firmino dos Reis e Henrique Balzani, que em seguida passou a residir em Ipameri, sendo um baluarte da nossa Loja, posteriormente venerável por diversos períodos. Os Irmãos citados filiaram à Loja recém criada, passando a membros honorários, criando assim condições de proceder as iniciações dos futuros obreiros da Loja.
Os primeiros maçons iniciados foram: Bourham Helou Ormidas de Carvalho, Elias Miguel Daher, Bechara Daher, João Calixto Merheb, João da Silva Oliveira, Tancredo de Noronha, Arthur Porto Filho e Pedro Nami.
Os primeiros Veneráveis: Henrique Balzani em 1919, Bourhan Helou em 1920 e Francisco de Faria em 1921. Participaram ativamente da ordem multiplicando a maçonaria em diversas localidades do Estado.
Antigo Templo da Loja Paz e Amor 0948
Antigo Templo da Loja Paz e Amor 0948
Foto de capa: atual fachada da Loja Maçonica de Ipameri