Carreiro começa caminhada de 300 km com carro de boi até a festa do Divino Pai Eterno, em Trindade

Em cumprimento a promessa após ser curado de doença, ele vai sair de Catalão rumo ao desfile na ‘Capital da Fé’; percurso deve durar 20 dias. Romaria começa no dia 22 deste mês; veja programação.

Após um período usado para amansar bois, o produtor rural Denis Magalhães, de 54 anos, começou, nesta quinta-feira (14), a caminhada para participar do desfile de carreiros na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia. Morador de Catalão, no sudeste do estado, ele e os animais, que puxarão os carros, vão percorrer o trajeto de cerca de 300 km em 20 dias.

O carreiro Denis Magalhães já realiza o percurso há sete anos em cumprimento a uma promessa que fez quando ficou doente. Atingido por uma bactéria, ele ficou acamado por oito meses e chegou a ser desenganado pelos médicos.

“Teve uma época que eu tive uma fase difícil na minha vida. Falaram para mim que eu tinha 4h de vida”, conta.

Naquele período, em 2011, ele então fez a promessa. “Eu falei com o médico que, se Deus e o Divino Pai Eterno me ajudassem a voltar a caminhar, eu tocaria meu carro de boi para Trindade”, lembra. Hoje, o carreiro comemora a superação e faz questão de agradecer, todos os anos, pela graça recebida.

“Voltei a caminhar, estou aqui forte e sadio, sacudido, pronto para cumprir essa jornada”, afirma.

Ele explica que, para fazer o percurso, os bois precisam ser amansados e treinados.

O primeiro passo para amansar os animais deixá-los no curral. Em seguida, começa a fase de adaptação às cangas, estruturas de madeira que servem para posicionar os bichos em duplas para puxar os carros.

Antes, é feito um treino, onde os bois puxam um tronco para aprimorar o trabalho em conjunto. Posteriormente, é que os animais carregam o carro de boi. Denis tem um do ano de 1945, que foi completamente restaurado para a viagem.

Geralmente, o produtor rural usava bois da raça Caracu. Mas como está difícil encontrá-los, ele vai fazer o percurso com bois da raça Gir, que são mais bravos e difíceis de amansar.

Ela é uma raça bonita no carro, mas é uma boiada difícil de domar. Precisa de muito tempo, conversar muito, entrar na cabeça deles. Ela é uma boiada igual pit bull”, brinca.

Romaria

Com o tema “Pai Eterno, Somos Teus Filhos”, a Romaria deste ano deve receber cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo os organizadores. Entre os dez dias de festa, é realizada uma intensa programação de missas e novenas. Atualmente, a festa é considerada a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo.

A tradição começou por volta de 1840, quando um casal encontrou um medalhão com a estampa da Santíssima Trindade. A partir daquele momento, passaram a dedicar sua vida ao Divino Pai Eterno. Eles rezavam diante do medalhão, acreditando que era um sinal divino.

Com o tempo, vizinhos se juntaram ao casal nas orações e vários milagres foram acontecendo aos moradores da região. Com a notícia se espalhando, as pessoas da comunidade se uniram para construir uma capela para continuar e aumenta o louvor ao Divino Pai Eterno.

Festa do Divino Pai Eterno

Data: entre os dias 22 de junho e 1º de julho
Local: Trindade, GO
Veja a programação

Fonte G1goias

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18641