Pesquisa não divulgada indicaria queda de Marconi

Uma pesquisa realizada em Goiás e não divulgada para a população confirmaria uma novidade já apontada pelo Instituto Diagnóstico: a queda nas pesquisas por conta do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

Trata-se do Instituto Lupa, contratado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).  A legenda comandada pela senadora Lúcia Vânia teria em mãos os dados, mas optou em não divulgar para “evitar arestas como o ex-governador”, diz um jornalista próximo de Lúcia Vânia.

A pesquisa foi registrada em  30/05/2018 no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pesquisa Diagnóstico Marconi aparece atrás de Jorge Kajuru e Lúcia Vânia.

Nos bastidores, se apura que Lúcia Vânia não teria intenção de provocar Marconi, até por uma questão estratégica: ela quer disputar em uma chapa justamente ao lado de Perillo.

Todas as pesquisas ao Senado indicam outros movimentos: o surgimento e consolidação de outros concorrentes, como Vanderlan Cardoso e Luis César Bueno, e uma mudança na intenção de votos para o senador Wilder Morais (DEM), que começa aos poucos a reagir nas porcentagens.

Dados da pesquisa não divulgada

CPF/CNPJ: 02582445000152 – PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO ORGAO DEFINITIVO / P.S.B. Origem do Recurso: (Fundo partidário)

 

A pesquisa será por meio de amostragem, cuja população alvo será de eleitores com 16 anos ou mais de idade com domicílio eleitoral no Estado de Goiás, eleitores em cada um dos municípios que compõem a amostragem. O método amostral utilizado será em três estágios, com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT). No primeiro estágio, os municípios cuja população alvo for maior que 10.000 eleitores serão estratificados e sorteados conforme o número de eleitores de cada uma das cinco mesorregiões do Estado de Goiás (Centro, Leste, Noroeste, Norte e Sul). No segundo estágio, nas cidades que possuem setores censitários fornecidos pelo IBGE, os mesmos serão sorteados de modo que em cada setor sejam entrevistados em média dez eleitores. No terceiro e último estágio, os eleitores serão entrevistados com base nas cotas pré-definidas pelo método da amostragem sistemática. Esse processo foi escolhido por controlar o tamanho da amostra entre os setores censitários, além de mantê-la autoponderada.
A amostra foi calculada com base na população alvo de 4.415.534 eleitores cadastrados no TSE (www.tse.jus.br) no mês de abril de 2018, erro amostral de 3,0% e confiança de 95%, totalizando 1060 entrevistas estratificadas conforme as mesorregiões do Estado de Goiás. Em relação à área de abrangência da amostra, serão utilizados os setores censitários extraídos do site do IBGE (www.ibge.gov.br), sendo que nos municípios com dificuldade de se conseguir os mapas dos setores censitários a amostra será composta por meio do método sistemático. Na composição da amostra, os eleitores serão entrevistados de acordo com as cotas fornecidas pelo TSE (sexo, idade e escolaridade), de modo proporcional à população alvo. Já a coleta de dados será realizada por meio de questionário embarcado em dispositivo móvel, em conformidade com resolução N° 23.549/2017 em seu artigo 2°, §7.
A equipe de campo será formada por supervisores da Empresa e pesquisadores com experiência em pesquisas de campo, que tenham no mínimo o segundo grau completo, optando-se por alunos dos cursos de graduação em estatística e/ou ciências humanas. A equipe será treinada por Estatístico devidamente credenciado com registro no Conselho Regional de Estatística CONRE, onde serão repassados todos os procedimentos para a coleta dos dados e manuseio com o smartphone. As equipes serão divididas em carros com no máximo quatro pesquisadores, sendo um supervisor, que será responsável pela fiscalização da pesquisa em campo. Todas as entrevistas serão checadas em relação à consistência e preenchimento, também será realizada checagem diária tanto com os pesquisadores em campo, quanto pela empresa, por meio de sorteio de 10% do total de entrevistas.
As estimativas do estudo serão com base nas mesorregiões do Estado de Goiás, que foram compostas por meio de sorteio dos municípios de ANÁPOLIS, APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÂNIA, INHUMAS, JARAGUÁ, TRINDADE, ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS, LUZIÂNIA, NOVO GAMA, SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO, VALPARAÍSO DE GOIÁS, CRIXÁS, GOIÁS, JUSSARA, NIQUELÂNDIA, PORANGATU, URUAÇU, CALDAS NOVAS, GOIATUBA, ITUMBIARA, JATAÍ, MORRINHOS, RIO VERDE e SANTA HELENA DE GOIÁS.
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18641