
O senador Ronaldo Caiado (Democratas-GO) lamentou os índices alarmantes de homicídios registrados no estado de Goiás. Conforme o Atlas da Violência divulgado nesta terça-feira (5/6), Goiás é o oitavo estado mais violento do país, com 45,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes, uma taxa bem acima da média nacional que já é maior da história: 30,3 homicídios para cada 100 mil habitantes. O estudo do IPEA e Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que o estado do Centro-Oeste brasileiro tem um índice de homicídios quatro vezes maior que o estado de São Paulo. Para Caiado, os números são “o retrato do desgoverno que se reflete no total quadro de insegurança para todo o povo goiano”. E, como pré-candidato ao governo, firmou o compromisso de mudar essa realidade que tanto aflige a população.
“Mais uma notícia ruim para nós, goianos. Foi publicado hoje o Atlas da Violência em todo o país. Goiás é o oitavo estado mais violento de todo o território nacional: 45,3 de mortes a cada 100 mil habitantes bem acima da taxa média brasileira. E vejam que o índice de homicídios do Brasil é o maior da história. Goiás está quatro vezes mais violento que o estado de São Paulo. Está aí o retrato do desgoverno que se reflete no total quadro de insegurança para todo o povo goiano. A falta de investimento em inteligência e a desvalorização dos policiais resultaram nesse quadro. Mas já temos o compromisso de mudar essa realidade e trazer esperança por dias melhores”, disse.
Goiás tem índices superiores aos seus vizinhos Tocantins: 37,6 homicídios a cada 100 mil habitantes e Distrito Federal: 25,5 mortes a cada 100 mil habitantes. O estudo foi elaborado com base em dados do Ministério da Saúde e considerou informações obtidas entre os anos de 2006 e 2016.