O WhatsApp Business vale a pena? Empresas testam e respondem

O aplicativo de mensagens lançou uma versão para pequenas e médias empresas e já há negócios usando a solução. Veja como funciona:

São Paulo – O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares no Brasil e no mundo, lançou há poucos dias o WhatsApp Business, uma nova versão do app que dá aos consumidores um canal de conversa com pequenos e médios negócios.

Alguns negócios brasileiros já adotaram a solução, disponível apenas para Android até agora (veja outros requerimentos mais específicos para usar o app). O Site EXAME conversou com alguns desses empreendimentos para saber como eles usam o app e que benefícios perceberam.

O que é o WhatsApp Business?
Os testes com o WhatsApp Business se tornaram conhecidos em setembro do ano passado. O foco maior está em pequenas empresas, como consultórios de dentistas, lojas de roupas e padarias. Hoje, 87% das PMEs que usam o WhatsApp acreditam que o app ajuda na comunicação com os clientes e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios.

“O WhatsApp é uma das ferramentas de mensagens instantâneas mais usadas no mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários frequentes. A funcionalidade Business vai ajudar as empresas a fornecerem dados verdadeiros sobre seus serviços, além de novas funções que ajudarão, inclusive, no marketing digital dos negócios”, analisam Rafael Kiso, fundador da mLabs.

A primeira novidade é a possibilidade de ter um perfil da empresa. É possível adicionar informações como apresentação do negócio, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho.

A segunda novidade é o recurso de mensagens automatizadas e rápidas. Além de configurar textos para mandar aos clientes nos horários em que o negócio estiver fechado, será possível configurar atalhos para mensagens automáticas. O termo “obrigado” pode servir para criar textos de agradecimento que valorizem a sua companhia e reflitam seus valores, por exemplo.

Por fim, a terceira novidade é a possibilidade de acessar em menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa. É possível ver dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. As conversas também podem ser etiquetadas com marcadores como “pago”, “novo cliente” e “pagamento pendente”.

Já do lado do consumidor, o grande benefício é ter um canal legítimo para falar com as empresas. Assim como em outras redes sociais, haverá um selo de conta verificada.

A versão Business deve ser o primeiro passo para que o WhatsApp finalmente gere alguma receita desde que deixou de cobrar a anuidade de um dólar para consumidores finais, – o app ainda não tem fonte de receita, mesmo após ter sido comprado por cerca de 22 bilhões de dólares pelo Facebook.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 16589