Os jardineiros e os arquitetos

Lendo e relendo páginas e páginas, me dou conta de coisas fantásticas. Antes da criação imagino que os arquitetos formavam uma ordem de anjos no céu, juntamente com os jardineiros claro, afinal e no final das edificações sempre existem sempre os jardins.

     Em um belo dia ficaram excitadíssimos quando Deus os informou do seu projeto de criar o universo. Pensaram logo: “Nossa! Que grande oportunidade! Reuniram-se, trabalharam e prepararam um projeto arquitetônico fantástico: era uma torre tão alta que seu topo tocaria o céu. Chamaram Deus e mostraram o projeto com a expressão: Que fantástico monumento não é Criador?

Mas o criador não gostou. Ele sabia que as construções têm o estranho poder de moldar seus moradores de forma que eles ficam iguais aos locais em que moram.

Eu não acredito que o Criador seja o Grande Arquiteto, papo só para maçom este. Eu prefiro vê-lo como o Grande Jardineiro. O que explica o fato de não haver Ele colocado no Paraíso nenhuma construção de pedra, cimento, casas, templos muito menos torres. A torre de Babel, o mais ambicioso projeto arquitetônico, jamais imaginado, não foi ideia D’ele, foi ideia de homens, e deu no que deu. O Paraíso, morada dos homens, não é formado de prédios, é um jardim, sem muros nem paredes, tudo aberto, cheio de flores, para que os homens ficassem semelhante as flores, os riachos, as nuvens. Alias você já percebeu que as nuvens se organizam revelando o rosto e a forma de quem olha para elas. E o Paraíso é assim.

Os arquitetos, então, inconformados com o projeto Divino que dava mais honra aos jardineiros que a eles, resolveram se vingar. Inventaram e construíram casas com paredes e muros. E os homens que eram sem tetos, deixaram de ser semelhantes as flores e aos rios. Ficaram iguais a cimento, duros e frios. Porque não dizer chatos.

É preciso recuperar a candura, viver com mais amor ao próximo e porque não a nós mesmos. Saber apaapaixonar-se pelas orquídeas e contemplar a maravilha que é a natureza. Árvores, flores, riachos, nuvens. Enfim o grande espetáculo da obra de Deus.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18765