Movimento Pestalozziano completou 91 anos na quinta-feira

Uma trajetória marcada por conquistas e avanços, realizando ações e serviços que visam a inclusão social, a autonomia, a acessibilidade e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

O primeiro movimento organizado no Brasil na área da pessoa com deficiência completará no próximo dia 26 de outubro 91 anos de atuação. O Movimento Pestalozziano graças à sua trajetória de sucesso, tem muitos motivos para comemorar. Atualmente, o movimento conta com 222 integrantes entre associações, federações estaduais e entidades análogas. Atende cerca de 32 mil de pessoas com deficiência em 19 Estados e no Distrito Federal, oferecendo gratuitamente diversos diversos nas áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Justiça, Trabalho, Esporte, Lazer, entre outras.

Desde sua criação, em 1970, A Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) possui um relevante papel nos avanços da legislação que beneficia as pessoas com deficiência e suas ações motivaram a criação de importantes órgãos públicos voltados ao cuidado deste público, por exemplo, a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais (Cademe), a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência (CORDE), a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e de inúmeros órgãos de âmbito estadual e municipal.

A Fenapestalozzi atua no direcionamento de ações e unindo toda a rede. A frente do órgão, a professora Ester Alves Pacheco, possui 28 anos dedicados ao Movimento Pestalozziano, sendo 21 como voluntária. Natural de Ipameri-GO, Ester está no terceiro mandato como  presidente da Federação Nacional e conseguiu pela primeira vez no país visitar todas as afiliadas com o objetivo de conhecer a realidade, orientar, fortalecer a instituição no município.

A presidente da Fenapestalozzi, Ester Pacheco, comemora este momento, os 91 anos do Movimento Pestalozziano, com alegria porque certifica diariamente em suas visitas, contatos, audiências e reuniões realizadas que o objetivo da federação de fortalecer as instituições que compõem a Rede Pestalozzi está sendo cumprido com êxito. “Juntos ampliamos a assistência e inclusão social das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e de suas famílias. Por isso, nosso desejo é dividir nossa alegria com toda população, os parceiros, voluntários, colaboradores, famílias e, principalmente, os atendidos que escolhemos dedicar nosso trabalho com entrega, cuidado e muito amor””, conclui Ester.

As instituições que compõem a Rede Pestalozzi no Brasil estão presente nos seguintes nos seguintes Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

É com essa força que queremos continuar nosso trabalho de luta e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, contamos com o apoio de cada uma de nossas 222 afiliadas. Esperamos que os próximos aniversários sejam de mais comemorações e vitórias, com a certeza de que estamos caminhando sempre em frente!

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17404