A Companhia Energética de Goiás (Celg) começou, na segunda-feira (2), um projeto para incentivar a troca de eletrodomésticos por outros que consumam menos energia elétrica. Quem entregar geladeiras e ares-condicionados antigos vai receber 50% de desconto na compra dos novos (veja lojas participantes abaixo).
Em uma loja no Centro de Goiânia, alguns clientes chegaram cedo para aproveitar a campanha. “Madruguei e cheguei aqui 7h. Já estava pensando em trocar minha geladeira, que tem 15 anos, há muito tempo, mas não tinha dinheiro. Com esse desconto, vim pra fechar negócio” disse a servidora pública Conceição Aparecida Sousa Guimarães.
Podem ser trocados apenas geladeiras e ares-condicionados. A estimativa é que sejam concedidos R$ 9 milhões em descontos. Parte do dinheiro arrecadado será destinada a instituições de caridades e projetos sociais.
Otair Miranda, de 65 anos, também chegou cedo para comprar uma geladeira. “O desconto é favorável a todos. Já estou querendo trocar minha geladeira, mas estava difícil. Agora, já saí de casa e disse pra minha mulher que já ia voltar com uma nova”, afirmou.
Segundo o órgão, o objetivo do programa é fazer com que haja uma economia no consumo de energia elétrica nas residências, já que muitos equipamentos antigos consomem mais do que os novos modelos.
“Um aparelho que a pessoa tem em casa, normalmente já tem um gasto maior com energia, já está no meio ou fim da vida útil. Ao escolher um aparelho novo, ele vai estar reduzindo esse consumo”, disse o diretor de relações institucionais da Celg, Humberto Eustáquio.
Pré-requisitos
Para participar do projeto, é preciso estar com as contas de luz pagas em dia e procurar uma das lojas das redes Novo Mundo e Fujioka cadastradas. No ato da compra, basta solicitar o desconto e assinar o contrato concordando em trocar o equipamento antigo e em funcionamento pelo novo. Também é necessário escolher um dos 21 programas sociais listados para que ele receba uma doação.
Os equipamentos antigos recolhidos serão reciclados. Os cinco mil primeiros consumidores que fizerem a troca também ganharão um equipamento que elimina o consumo de energia no modo de espera dos aparelhos eletrônicos, gerando ainda mais economia.