
No Diário Oficial da União dessa segunda-feira (4) foi publicada a Portaria N.º 961 de 1.º de Setembro de 2017 que autoriza a implantação do curso de Medicina no Campus da UFG de Catalão.
As 50 vagas anuais que serão disponibilizadas vêm coroar o trabalho de muitos políticos e docentes que lutaram por essa conquista da cidade e do sudeste goiano, conforme citou o prefeito da cidade, Adib Elias (PMDB) em entrevista concedida à rádio Nova Liberdade FM nessa manhã, após ser publicada a notícia no Diário Oficial:
“Apesar de todas as nossas reuniões e do meu empenho como prefeito junto ao senador Ronaldo Caiado, que é meu amigo pessoal desde 1974, o grande responsável por tudo isso chama-se Haley Margon Vaz que se empenhou diuturnamente para que acontecesse. Ainda, também, tudo isso aconteceu porque o reitor (Orlando Afonso, atual, e o ex-reitor Edward Madureira) se empenhou, o diretor Thiago Jabur que estava à frente de tudo aqui em Catalão se empenhou, a prefeitura se empenhou e graças a Deus nós fomos bem sucedidos e estamos aqui hoje com uma grande notícia”, declarou o prefeito de Catalão.
Já o baluarte da UFG catalana e ex-prefeito Haley Margon Vaz (PMDB), presente na entrevista, afirmou:
“O curso de medicina em Catalão, agora, é uma realidade. Adib, nossa luta prossegue. Nós precisamos trazer também outros cursos da área de saúde para cá como de odontologia. E sem a força política que foi acionada não teríamos conseguido. O senador Ronaldo Caiado (DEM) teve atuação decisiva junto ao ministro da educação Mendonça Filho (do mesmo partido do senador, o DEM) nessa reta final.”
Após o prefeito e o ex-prefeito peemedebistas se pronunciarem, o senador Ronaldo Caiado entrou ao vivo por telefone e declarou:
“É uma vitória do povo de Catalão e dos líderes que jamais deixaram de lutar por essa terra. É a sensação do dever cumprido. É mais uma conquista da gestão Adib e mais uma realização de um homem que tem uma história política em Goiás consagradora que é Haley Margon.”
Finalizando, o diretor do Campus de Catalão da UFG Thiago Jabur, que também acompanhava a comitiva nos microfones da 102,7 FM, informou que já tem 20 vagas aptas para docentes do curso que já serão providas por concurso que será promovido e os livros terão de ser adquiridos pela UFG com custo em torno de R$ 1 milhão.
“O curso se iniciará já no segundo semestre de 2018 utilizando o ingresso através do ENEM de 2017″, informou o diretor.
Lembrando que o também pré-candidato ao governo do estado de Goiás deputado federal Daniel Vilela (PMDB) também já vinha encampando a luta ao lado do prefeito Adib Elias e do presidente da Câmara Municipal de Catalão Deusmar Barbosa (PMDB), desde o início, fazendo inúmeras diligências, requerimentos e reuniões ao longo de vários anos pelos quais a luta pelo curso vem passando até chegar ao ponto que faltava o deferimento político do ministro já que o governo federal enfrenta crise orçamentária.