
O Corpo de Bombeiros Militar de Ipameri preocupando-se com combinação de baixa umidade do ar, ventos fortes e calor faz com que o mes setembro seja o período de maior incidência de incêndios em vegetação em Goiás está realizando a Operação Cerrado Vivo 2017, que tem por finalidade realizar ações desenvolvidas e planejadas. Na Operação Cerrado Vivo são realizadas ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetações, reservas unidades de conservação, reservas ecológicas, área de preservação permanente e parques. As queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. Grande parte dos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas.
Por isso é tão importante o trabalho preventivo e de conscientização da população. Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, por isso é preciso desestimular essa prática.
Os bombeiros além de realizar palestras, instruções, confecções de materiais voltados ao combate a incêndio e aos riscos iminentes também distribuiu cartilhas educativas que orientam a população, intensificando assim as ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Ipameri/GO. A unidade de IPAMERI, por meio da Operação Cerrado Vivo, alerta a população para a suspensão do uso de fogo em qualquer tipo de vegetação, pois as condições são muito propícias para a ocorrência de incêndio florestal, com rápida e violenta propagação, colocando em risco a vida o patrimônio e causando sérios danos ambientais.