Análise do Salmo 91

Este salmo não tem titulo, e não possuímos meios de saber ao certo o nome do seu escritor, nenhum grande historiador poderia afirmar cruamente quem seria. Nem mesmo a data de sua composição.  Os doutores judaicos consideram que, quando o nome do autor não é mencionado, podemos atribuir o salmo ao último escritor nomeado; e sendo assim este seria outro salmo de Moisés, o homem de Deus. Muitas expressões aqui são similares àquelas de Moisés em Deuteronômio, e a evidência interna, pelas expressões idiomáticas apontariam-no como compositor. A vida prolongada de Josué é Calebe, que seguiram plenamente o Senhor, ilustra com grandeza este salmo, pois eles, como recompensa por terem permanecido sempre perto do Senhor, continuaram a viver “ entre os mortos” em meio a seus túmulos. Por estas e outras razões que não é preciso citar aqui, não é improvável que este salmo tenha sido escrito por Moisés. Claro estou escrevendo baseado nos estudo feitos por muitos historiadores e mestres Judaicos, mas não me presto ao serviço de ser dogmático na afirmação. Aqui me deparo com uma quase certeza de não ser de Davi, Não vou cair na vala comum como alguns o fizeram afirmando que ele Davi tinha comemorado a praga que tinha assolado  Jerusalém. Se isso foi verdade afirma mais ainda que o salmo não teria sido escrito por ele. Pois para ele falar de si mesmo que “via a recompensa dos ímpios”  seria inteiramente contraria à sua declaração: “Eu pequei, mas estas ovelhas, o que fizeram?” E a ausência de qualquer alusão ao sacrifício  sobre Sião não poderia ser de maneira nenhuma explicada, visto que o arrependimento de Davi inevitavelmente o teria levado a frisar o sacrifício expiatório e aspergir sangue pelo hissopo.

O que posso afirmar é que dentre todos os salmos não há nenhum mais alegre, percebe-se que seu tom elevado e sustentado do começo ao fim, a Fé fica clara. No salmo a fé é clara e todo o texto de uma nobreza sem fim. Aliás um médico alemão, dizia que: o salmo 91 era a melhor defesa em tempo de cólera, e, na verdade se constitui mesmo em medicamento celestial contra pragas e pestes. Aquele que pode viver no espirito do salmo 91 será destemido, mesmo que as cidades sejam assoladas por qualquer tipo de pestes e pragas. Será assim fiel mesmo que os túmulos se encham de carcaças.

Aquele que habita no esconderijo do altíssimo. O lugar de moradia secreto. É claro que homens maus, ligado ao ruim sempre tem um esconderijo escondido de todos. No entanto o salmo esta favando de um lugar santo, a residência de Deus. O santo dos santos é um lugar secreto para nós, e para estarmos neste lugar é preciso comunhão, e aceitação. “… A sombra do onipotente descansará…” Sombra é um lugar de conforto, segurança e paz.

Diante deste verso é possível fazer uma afirmação que mostra como ele é pleno no seu texto,  é possível inclusive sintetiza-lo todo a partir  do v. 1. Vejam: Aquele que habita, na casa de Deus  (não um templo físico). Aquele que o aceita,  torna-se um hospede do Senhor, e se um dono da casa recebe alguém e o hospeda é porque existe comunhão entre eles. Imagine você sendo hospede do  Senhor. Ele cuidará para que praga alguma lhe atormente, ele cuidará para que mal algum lhe aconteça, Ele abrirá as suas asas para que o hospede D’ele fique protegido. A verdade de quem Ele é lhe será como escudo, Ele vai velar o sono de seu hospede para que ele não tenha medo da noite, nem da praga que anda na escuridão. Na casa em que o servo dele esta hospedado não chegará perigos durante o dia. Estando lá como hospede os túmulos podem estar cheios de mortos, mas nada vai lhe assolar ao meio dia. Quando somos hospedes  de Deus, no esconderijo dele, na casa dele, junto a ele, pode ser que caiam muita coisa do lado direito e do lado esquerdo, mas a casa estará protegida, segura.

Há! …”porque tu Senhor, és o meu hospedeiro, me refugio na sua casa, lá no altíssimo onde fizestes a tua morada…”

Como aceitou me hospedar Senhor, eu vou afirmar: “Direi do Senhor: Ele é meu Deus, o meu refugio, minha fortaleza,  e N’ele confiarei…” .  Nomes são pouco para definir o Criador, mas assim está assim no texto do Salmo 91. Por sermos hospedes temos comunhão com Ele. Pois ele é o Altíssimo. Descansamos N’ele, pois, Ele é o Todo poderoso. Alegro-me N’ele pois é o meu Senhor. E confiamos N’ele como: ELE, o poderoso Deus.

Com certeza o salmo aqui descrito é o salmo mais lido, e não só por evangélicos, mas também o menos compreendido. Talvez alguém pergunte: Como? E eu perguntarei, a quem pertencem todas as promessas descritas no salmo? Você sabe quem é Ele? Porque o hospeda sabe o nome do hospedeiro e ele se chama Deus todo poderoso. O hospedeiro sabe bem quem é seu hospede, pois tem ente si comunhão, e no coração fez do Senhor a sua habitação.

Pregar privilégios sem especificar a quem pertencem é como colocar uma carta  nos correios sem endereço. Pode até ser que dentro dela tenha um cheque de muito valor, mas ninguém sabe a quem deve ser entregue. Portanto o endereço posto nas promessas deste salmo são para aqueles que querem estar muito próximo do Senhor.

Esta é uma análise pessoal.

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Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

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