O Instituto Federal unidade de Urutaí oferece dois cursos de Mestrado, um em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado e outro Sobre proteção de plantas. Saiba mais sobre cada um deles:
Sobre o mestrado em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado (CRENAC): abertura do PPG-CRENAC do IF Goiano Campus Urutaí é um marco no centro-oeste na melhoria dos índices negativos de ofertas de cursos de pós-graduação Stricto sensu, considerada a segunda região do Brasil menos favorecida com cursos de mestrado e doutorado, conforme os dados da CAPES de 2015. Além do mais, o PPG-CRENAC no Estado de Goiás é o primeiro curso de mestrado profissional na área de Ciências Ambientais. Antes disso toda a região Centro-Oeste do Brasil, que é a segunda maior região do Brasil em extensão territorial, existiam apenas 2 mestrados profissionais em Ciências Ambientais, ambos localizados em Brasília-DF.
Considerando a crescente importância do agronegócio da região quase que desvinculado de processos permanente de conservação e preservação de recursos naturais do Cerrado, ressalta-se que o programa surge da necessidade veemente de contribuir com a capacitação de profissionais para atuação no setor produtivo regional, no sentido de agregar a ele não apenas maior competitividade e produtividade, mas também no sentido de formar recursos humanos capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável regional e estadual, criando, avaliando e/ou propondo alternativas que conciliem o desenvolvimento econômico e social regional à conservação dos recursos naturais do Cerrado.
Já o mestrado em Proteção de Plantas (PP): O mestrado profissional em Proteção de Plantas tem como objetivo principal a qualificação de recursos humanos para a produção, aplicação e transferência de tecnologia e inovação em fitossanidade, nas áreas de manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. O profissional poderá atuar em empresas privadas e públicas para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa,extensão rural, consultoria técnica e gestão, contribuindo para o desenvolvimento do setor agrícola da região Centro-Oeste do
país. O Programa tem como missão a busca constante pela excelência na formação de profissionais nesta área de estudo e a aplicabilidade das pesquisas desenvolvidas. Desta forma, as questões regionais fitossanitárias, sobretudo aquelas limitantes da produtividade agrícola, estarão presentes nos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelos futuros discentes; buscando o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para a elucidação de problemas técnicos na proteção de plantas de culturas de interesse agrícola, com foco nas principais culturas produzidas no Cerrado, como Soja, Milho, Algodão, Feijão, Arroz, Cana-de-Açúcar, Hortaliças, Frutíferas dentre outras.
Fonte: Ascom do IF Urutaí