
O interior do estado de Goiás esconde belezas ainda pouco conhecidas e visitadas por turistas. O Circuito Pegadas no Cerrado é um desses roteiros pouco explorados, que se estende por seis municípios e conta com 52 opções de turismo de aventura, ecoturismo e cultura.
O circuito liga as cidades de Jataí, Rio Verde, Caiapônia, Chapadão do Céu, Serranópolis e Mineiros. Cada uma tem atrativos nos quais o visitante pode deixar suas pegadas em cachoeiras, parques naturais e aquáticos, praias do Rio Formoso, grutas, chapadões.
O roteiro possui, ainda, 27 trilhas ecológicas, cinco estações de rapel, um ponto de flutuação, um circuito de rafting e outro de canoa, quatro city tour e nove pontos de turismo ecológico.
Riquezas naturais e culturais, como sítios arqueológicos, piscinas naturais, oferta de hospedagem em pousadas de charme e a tradicional culinária goiana completam o cardápio de atrativos.
Com entrada pelo município de Mineiros, o visitante também pode fazer um safári no Parque Nacional das Emas, Patrimônio Mundial Natural. Apesar do nome, o parque é também dos tamanduás, dos tatus, cachorros-do-mato, dos veados-campeiros e outras espécies da fauna do Cerrado.
Calendário
Além de se tratar de um roteiro turístico com atrativos para o ano inteiro, os municípios do Circuito Pegadas no Cerrado mantêm um calendário de eventos que movimentam a região em datas específicas.
São alguns exemplos o campeonato de Motocross, em abril; a Festa do Milho e a Feira de Gastronomia, que acontecem em maio, em Jataí; e a Cavalgada, em julho, em Chapadão do Céu.
Outra atração é o Festival de Quadrilha Junina, exposição agropecuária e o festival de música Canto do Cerrado, em Mineiros.
Acontece também em Ipameri, sempre no mês de junho um evento denominado Mocajee Cross, que é realizado no povoado da vendinha e envolve competições de motocross, jeepcross é uma Cavalgada ecoloecológica.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo