ANUNCIEAQUI01
IMG-20220513-WA0091
Economia Goiás

“Agricultura goiana tem mais tecnologia e maior capacidade de inovação”, ressalta Caiado na comemoração de 30 anos da Vitacal, em Rio Verde

ANUNCIEAQUI01

Empresa conta com 700 colaboradores diretos, cerca de 10 mil indiretos e busca consolidação como principal representante de calcário agrícola da região Centro-Oeste

O governador Ronaldo Caiado acompanhou, na noite desta quinta-feira (12/05), em Rio Verde, a festa de comemoração dos 30 anos da Vitacal, uma das principais empresas de comercialização de calcário agrícola do Centro-Oeste brasileiro. No evento, realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Rio Verde, o chefe do Executivo estadual enalteceu os avanços tecnológicos na área da agricultura em Goiás e o protagonismo do município no setor.

“Temos algo que deve ser reconhecido. A agricultura goiana tem mais tecnologia e maior capacidade de inovação. Em Rio Verde, temos uma referência para o Brasil, que é a agricultura 5G. O único centro de pesquisa do tipo na América Latina está aqui, onde se usa o máximo que se tem para gerar uma produtividade exponencial”, frisou Caiado. “São drones geridos pelo sistema 5G, robôs e máquinas agrícolas. Nós caminhamos para um grau de sofisticação em Goiás que, mesmo com área menor de terra do que Mato Grosso, teremos maior capacidade de produtividade”, completou o governador.

Com sede em Goiânia, a empresa foi fundada pelos empresários Olavo de Castro e José Vitti. Atualmente, é responsável pela gestão comercial de outras quatro: Goiás Cal, de propriedade de José Antônio Vitti; Jandaia Calcário, de Alcyr Mendonça Júnior; Calcário Ouro Branco, de Nilo Bernadino Gomes e Domingos Sávio Gomes, do Grupo Pirineus, fundada em 1994, com foco em produtos para correção de solo; e Mineração de Calcário Montividiu (Calbras), de Mário Reis.

A Vitacal é responsável por todo processo comercial, prospecção de novos clientes e manutenção dos antigos; emissão de pedidos, recebimentos e cobranças. Hoje, emprega 700 trabalhadores e trabalhadoras de forma direta e cerca de 10 mil de maneira indireta.

“Nossa missão é oferecer calcário de qualidade, visando atender às necessidades dos clientes, mas principalmente ajudando a alimentar vidas. Queremos ampliar a confiança do agricultor em nossos produtos de forma responsável e nos consolidar como o maior representante de calcário do Centro-Oeste brasileiro”, explicou o gestor executivo da empresa, Carlos Bonifácio Guimarães.

O ex-titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti, relembrou sua história no ramo e direcionou palavras de agradecimento ao governador. “Muita gente me conhece da vida pública, mas nasci dentro de uma indústria de calcário. Governador, você que tão bem representa o agronegócio, muito obrigado por ter vindo. Sabe o quanto te admiro, respeito e tenho orgulho de ter feito parte de sua equipe”, ressaltou.

“Tenho a honra de ser amigo deste grande líder ruralista que é Ronaldo Caiado, pessoa que sempre honrou Goiás, o Brasil e o setor produtivo rural pela sua honestidade e caráter”, disse o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale. “É o governador da responsabilidade. Ao lado do Legislativo, recuperou as finanças do Estado, hoje equilibrado e com condições de investimento”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira.

“Há semanas, viajei pelo interior de Goiás e me deparei com riquezas e coisas maravilhosas. Está de parabéns pela administração, exemplo para o Brasil”, enfatizou Domingos Sávio Gomes, da Calcário Ouro Branco.

Acompanharam o governador no evento, ainda, o senador da República por Goiás, Luiz do Carmo; os deputados federais Delegado Waldir e José Mário Schreiner; o deputado estadual Chico KGL; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago de Freitas Mendonça; o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira, além de lideranças do agronegócio, gestores de empresas, autoridades políticas e demais convidados.

 

Fotos: André Saddi

Secretaria de Comunicação – Governo de GoiásIMG-20220513-WA0090 IMG-20220513-WA0089 IMG-20220513-WA0092

Allan Ribeiro

Minha história com o jornalismo tem uma trajetória que começou a ser escrita aos 11 anos de idade, quando comecei a representar o jornal O Diário da Manhã.
O fiz por gostar de ler e de estar informado. De entregar o jornal passei a enviar notícias da cidade a serem publicadas.
Ao visitar o jornal, em conversar com o senhor Batista Custódio, surgiu a possibilidade de publicar artigos sobre temas específicos. Foi o que fiz, e ver a repercussão só me incentivou.
Deste ponto passei a publicar também no O Popular. Como a volta do Novo Horizonte ao futebol profissional integrei a equipe da Rádio Xavantes, graças a Deus, naquela oportunidade o time subiu para a divisão de elite.