O significado dos presentes do menino Jesus

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Mateus 2:11

Os reis do oriente que vieram a Belém adorar o Menino Deus, vieram trazendo em seus corações a esperança. Estes reis vieram de lugares diferentes e se encontraram, buscando um mesmo sentido para o surgimento de uma luz nova que começou a brilhar no céu.

Melquior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia. É ele quem oferece o ouro;

Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. É ele quem oferece o incenso;

Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. É ele quem oferece a mirra.

O Ouro para Jesus Rei

O presente do ouro oferecido para Jesus mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo em sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei. Um Rei muito diferente do rei Herodes, que encontram em seu palácio exuberante e em seu amor ao poder. Jesus é o Rei na manjedoura. É o Rei no colo de Maria. É o Rei em cada coração que o acolhe. E, no reino de Jesus, se vive o poder de amar.

A família de Jesus era pobre, prova disso que deram a oferta sacrificial de dois pombinhos (Lucas 2.24).

Deus, por sua provisão, mandou aqueles reis magos levarem ouro para Jesus para servir como fonte de sustendo naquele período em que teriam que fugir para o Egito.

O ouro significa que Jesus é Rei.

Somente um Rei superior poderia receber ouro de outros reis.

O incenso para Jesus Sacerdote

O incenso era utilizado pelos sacerdotes no templo. O significado do incenso era a oração (Salmos 141.2). Um sacerdote acendia incenso quando fazia as orações pelo povo.

Os magos deram incenso a Jesus por que era uma oferta sagrada além de servir para espantar moscas no ambiente onde estivesse a criança recém-nascida.

O incenso simboliza que Jesus seria sacerdote. Segundo a bíblia Ele é o supremo sacerdote segundo a linhagem de Melquisedeque (Hebreus 7.17 e 21).

Os magos sabiam que Jesus intercederia por nós como sacerdote para sempre.

Jesus é o Sumo Sacerdote que intercede por nós. Você reconhece Jesus como seu Sacerdote que intercede por sua vida? Então entregue a Ele seus pedidos e orações!

A MIRRA É PARA O JESUS PROFETA.

A mirra é para o Jesus Profeta

A mirra é um óleo cheiroso extraído de uma planta espinhosa. Era utilizada pelos profetas para ungir as pessoas que fossem consagradas reis ou para ministrar cura aos leprosos.

Os magos deram mirra para Jesus por que era usada como óleo em crianças para dar frescor e hidratar a pele, além de servir como repelente de moscas.

Os magos sabiam que Jesus era o profeta esperado por séculos.

Jesus é o profeta supremo que haveria de vir, cumprindo todas as profecias a seu respeito e anunciando um novo tempo da Graça de Deus!

Jesus é o Profeta de sua vida?

Deixe-o anunciar o que será de seu futuro: a vida eterna!

O presente da mirra simboliza também que aquele Rei Divino é verdadeiramente humano. Que irá sentir toda a nossa dor e irá passar pela experiência da nossa morte. A mirra era usada para preparar os corpos para o sepultamento. Então, ao oferecer mirra ao menino Jesus, os magos enxergam em sua humanidade a grandeza do amor de Deus, que assumiu viver na nossa carne.

 

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14594