ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS EXPLICA NOVAS REGRAS DA TARIFA SOCIAL DE ENERGIA

A partir de agora, clientes aptos a receber o benefício e que estejam com o cadastro atualizado no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada, do Governo Federal, serão incluídos automaticamente no programa, que oferece descontos nas contas de luz. Atualmente cerca de 270 mil clientes recebem o benefício na área de concessão da Enel Distribuição Goiás.

Goiânia, 6 de janeiro de 2021 – Com a entrada em vigor esta semana da Resolução Normativa 953/21, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), famílias de baixa renda terão inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede descontos nas tarifas de energia. Apesar de as novas regras tornarem a adesão automática, os critérios para concessão do benefício não mudaram e os consumidores aptos a receber o desconto precisam manter seu cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia, para que sejam incluídos ou para que mantenham o benefício. Atualmente, em torno de 270 mil clientes estão cadastrados na área de concessão da Enel Distribuição Goiás.

Com a nova regra, as famílias que se enquadram nos critérios para recebimento do benefício, mas que ainda não haviam aderido à Tarifa Social, serão incorporadas automaticamente, por meio do cruzamento de dados dos sistemas do Ministério da Cidadania e das distribuidoras de energia. Esse cruzamento será realizado todo mês, prática que já era adotada pela Enel Distribuição Goiás e que agora passa a ser obrigatória em todo o País. “Quando a Enel assumiu a distribuição de energia em Goiás, em torno de 90 mil clientes estavam cadastrados para receber o benefício. A empresa fechou o ano de 2021 com cerca de 270 mil beneficiários, um aumento de 300%”, afirma o diretor de Mercado da Enel Distribuição Goiás, Nelson Assumpção.

Os clientes podem checar na conta de energia a informação de que estão sendo faturados com a Tarifa Social. Caso o consumidor atenda aos requisitos para a Tarifa Social e não tenha sido incluído automaticamente este mês, é importante checar se o cadastro está correto e atualizado no CadÚnico. Os interessados devem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para verificar o cadastro.

Podem receber a Tarifa Social famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%.

Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.

O diretor de Mercado da Enel Distribuição Goiás explica que nenhum beneficiário será descadastrado com a nova regra. “Só deixa de receber o benefício quem não atender mais aos critérios previstos na lei ou não fizer as atualizações cadastrais do Ministério da Cidadania.” Nelson ressalta a importância de os clientes manterem seus dados atualizados, tanto na distribuidora de energia como no CadÚnico e no BPC. “A família somente terá direito ao benefício se a conta de luz estiver em nome de um dos membros do núcleo familiar que reside no imóvel”, orienta. Ligações irregulares de energia elétrica, os populares “gatos”, também são impedimento.

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a distribuidora por meio dos canais de atendimento da empresa: Agência Virtual no site www.enel.com.br; perfis Enel Clientes BR no Facebook e Twitter; WhatsApp, com a atendente virtual Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608; aplicativo Enel Goiás, disponível para Android e iOS; e pelo Call Center 0800-062-0196.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 14347