ANUNCIEAQUI01
FB_IMG_1636467657074
Ipameri Meio Ambiente

SEMMA de Ipameri lança campanha “Adote um mundo sustentável”

ANUNCIEAQUI01

A Prefeitura de Ipameri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Centro Municipal de Educação Ambiental Dom Bosco (CEMEADB) lançou, uma Campanha Interna de Conscientização ambiental.

A campanha intitulada “Adote um mundo sustentável” apresentou o tema “Caneque-se ou Garrafize-se” foi lançada no dia 08 de novembro de 2021.

A Campanha busca reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis dentro do ambiente interno dos prédios da Administração Municipal, espalhados pelo Município, com o intuito de diminuir o impacto ambiental, substituindo o uso de copos descartáveis por outro reutilizável, além de reduzir os custos para os cofres públicos.

A iniciativa “Caneque-se ou Garrafize-se” surgiu após levantamento a respeito do uso de copos descartáveis dentro da Prefeitura. Nela foi constatada um valor relativamente alto de resíduos dessa espécie, levando em consideração que o período de decomposição do copo plástico na natureza é cerca de 300 anos.

O Educador Ambiental Dr. Christian Luis Ferreira Berti proferiu a palestra “O uso consciente do copo descartável”, promovida pelo Centro Municipal de Educação Ambiental Dom Bosco. A proposta também desenvolvida pela educadora ambiental Ariane Guimarães é que cada servidor faça a mudança pessoal ao adotar esta postura fazendo o resgate de uma caneca, copo ou garrafa e traga para o trabalho, fazendo uso deste recipiente retornável ou reciclável o quanto antes e usando apenas o descartável se não tiver opção.

Os copos descartáveis continuarão sendo oferecidos nos bebedouros públicos da Prefeitura. A dica para quem ainda não tiver seu copo ou caneca é para utilizar apenas um copinho durante o expediente e, assim como sua nova caneca, levá-lo cada vez que for beber água ou café. Fazendo um cálculo utilizando princípios estatísticos, 60 funcionários consumiria em torno de 300 copos por dia e um custo financeiro de R$ 6.570,00 ao longo de um ano, deixaria de emitir 7665,00 kg de gás carbônico e 175,200 kg de resíduos sólidos (lixo).

Opinião do Blog do Alan Ribeiro Jornalismo de Verdade – a campanha deve ser abraçada não só pelos servidores da Prefeitura de Ipameri, mas por todos, funcionários de comércios, escritórios, frequentadores de Igrejas, pessoas em geral, dessa forma estaremos juntos na preservação do meio dia.

Allan Ribeiro

Minha história com o jornalismo tem uma trajetória que começou a ser escrita aos 11 anos de idade, quando comecei a representar o jornal O Diário da Manhã.
O fiz por gostar de ler e de estar informado. De entregar o jornal passei a enviar notícias da cidade a serem publicadas.
Ao visitar o jornal, em conversar com o senhor Batista Custódio, surgiu a possibilidade de publicar artigos sobre temas específicos. Foi o que fiz, e ver a repercussão só me incentivou.
Deste ponto passei a publicar também no O Popular. Como a volta do Novo Horizonte ao futebol profissional integrei a equipe da Rádio Xavantes, graças a Deus, naquela oportunidade o time subiu para a divisão de elite.

Adicionar comentário

Clique para comentar